Em apenas dois anos, entre 2007 e fevereiro de 2009, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia superou a marca dos 100 mil atendimentos. O número é mais que o dobro das solicitações atendidas nos quatro anos anteriores – de 2003 a 2006. Esses avanços e outras ações da Ouvidoria, nos últimos dois anos, serão debatidos na próxima segunda (16), pelos mais de 87 ouvidores que atuam no Governo do Estado. A data foi escolhida por ser o Dia do Ouvidor, instituído em 2001.

De acordo com o ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, além dos profissionais que atuam em todas as secretarias e órgãos governamentais, a reunião de balanço também contará com a presença de integrantes da Rede de Ouvidorias Públicas da Bahia, que reúne também as unidades do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e de mais 20 prefeituras e cinco câmaras de vereadores.

“Muitas vezes o cidadão não sabe ao certo qual o órgão que pode resolver o seu problema. Por exemplo, já tivemos caso aqui em que um cidadão nos procurou para resolver um processo que estava tramitando na justiça, então o encaminhamos para a Ouvidoria do Tribunal de Justiça. A formação dessa rede facilitou a vida do cidadão e também agilizou o processo de atendimento”, explicou Carvalho.

Além do atendimento central, que funciona na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os interessados em acionar a Ouvidoria do Estado contam ainda com os 327 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) e nas duas unidades do SAC móvel.

De acordo com o ouvidor-geral, a área mais demandada pelo público interno (servidores estaduais) é a educação. Para o público externo, questões relacionadas aos serviços públicos, como o Detran, e a segurança pública são os assuntos de maior demanda.

Mais de 60% dos atendimentos são feitos via internet, 20% via telefone, 10% na forma presencial, e o restante por outros meios, como carta e fax. Os interessados em acionar a Ouvidoria Geral do Estado podem acessar o site www.ouvidoriageral.ba.gov.br , ligar para o telefone 0800-2840011, ou se dirigir ao posto central (3ª Avenida, no 390, Plataforma 4, Centro Administrativo da Bahia, CEP 41.745-005).