Conglomerado de 58 institutos de pesquisa e o principal canal de relacionamento universidade-empresa da Alemanha, o Fraunhofer Gesellshaft deve se instalar no Parque Tecnológico de Salvador, o TecnoBahia, em construção na Avenida Paralela. Com o objetivo de viabilizar a futura instalação, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), juntamente com a Universidade Federal da Bahia, assinam um convênio, nesta sexta-feira (6), às 14h, no Espaço Lazareto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

O Centro proposto para a Bahia será o primeiro da América Latina. Ele atuará nas áreas de engenharia de software e sistemas, notadamente em P&D de sistemas críticos e de grande porte para as áreas médica, industrial, automotiva, de energia, de governo eletrônico e telecomunicações.

Nos últimos anos, o Fraunhofer tem buscado desenvolver centros de pesquisa em outros países, já possuindo sete centros nos Estados Unidos, sete na Ásia e um na Oceania. Estes centros são sempre ancorados em uma universidade e ficam diretamente ligados a um de seus institutos. O pessoal do centro vem tanto da universidade local como do instituto âncora na Alemanha.