Motoristas que possuem veículos com placas danificadas ou ilegíveis devem ter atenção. O problema gera infração gravíssima e o condutor pode ter o veículo removido, conforme alerta o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Para não ser penalizado, o condutor deve tomar algumas precauções. A primeira delas é dirigir-se imediatamente à sede do órgão, na Avenida ACM; no Auto Shopping Itapuã, Av. Dorival Caymmi; nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ou nas Regionais de Trânsito (Retrans), para a troca da placa. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas.

No local, o condutor terá duas opções: a placa com pintura normal, que custa R$ 43,00 (o par) ou a refletiva, no valor R$ 90,00 (o par). Esta última é mais indicada para veículos de duas ou três rodas (motonetas, motocicletas, quadriciclos, etc), pois garante maior visibilidade nas vias. No caso dos veículos de quatro rodas, o uso é facultativo.

Se apenas a placa traseira estiver danificada, o motorista precisa trocar tanto a placa quanto o selo que foi violado. A compra do selo também é realizada no Detran e custa R$ 6,80. A confecção da placa é muito rápida: de 15 a 20 minutos.

As penalidades para o motorista que conduzir veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade são multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na carteira e remoção do veículo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-2234.