Os dois novos voos, Salvador – Petrolina e Salvador – Lençóis, com data de operação inicial marcada para 16 de março e 25 de abril, respectivamente, marcam a nova fase da aviação regional na Bahia, que está em pleno processo de expansão. Ambos serão operados pela Trip Linhas Aéreas, bandeira comandada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, que ampliará, ainda, a frequência da linha Salvador-Vitória da Conquista, que será diária a partir da próxima segunda.

E os planos da aeroviária não param por aí. Nesta quarta-feira (11), um grupo de executivos se reuniu com o governador Jaques Wagner e o secretário de Infra-Estrutura, Antônio Carlos Batista neves, na Governadoria, para definir detalhes técnicos de mais um voo diário: Salvador-Aracaju-Salvador, cuja data para início das operações, 30 de março, para ser confirmada, depende apenas de espaço para estacionamento da aeronave no aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães.

“Esse é um voo com perfil adequado para um executivo baiano com negócios na capital sergipana, mas a Bahia tem grande potencial para o desenvolvimento da aviação regional”, destacou o diretor de Marketing e Vendas da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula.

A aviação regional tem como principal característica a ligação de cidades de baixa e média demanda com grandes centros urbanos, como é o caso de diversas cidades baianas, consideradas pólo indutor de crescimento, que aguardam estudo de viabilidade. “ Guanambi, Brumado, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Paulo Afonso, Bom Jesus da Lapa e Irecê são algumas das cidades em estudo”, antecipou Batista Neves.

A ampliação da malha aeroviária, segundo o secretário, alavancará também o turismo, o transporte de carga aérea, o agronegócio e o comércio baianos.

Com 21 aeronaves do tipo turbo-hélice, de 50 e 70 lugares, a Trip deverá chegar ao fim de 2009 com 28 aviões em operação, três adquiridos por meio do consórcio Francês ATR, do mesmo fabricante do Airbus, e outros cinco jatos 175 da Embraer, estes últimos com 86 lugares. Uma aeronave sairá de operação até o fim do ano.

“Adquirimos aviões modernos, pressurizados, de última geração, mesmo em face da atual crise financeira internacional, para mostrar à Bahia que a Trip veio para ficar e para incrementar a malha aeroviária do estado com novidades de tempos em tempos”, afirmou Mascarenhas de Paula.

A empresa projeta crescer 70% em média, em 2009, passando a operar voos em mais 22 cidades no Brasil, elevando de 64 para 86 o número de cidades atendidas. Dessas, pelo menos quatro ficam na Bahia.

www.voetrip.com.br
16 de março: Salvador-Petrolina (Pe), segunda à sexta-feira.
16 de março: Salvador-Vitória da Conquista, domingo à segunda-feira.
25 de abril: Salvador-Lençóis, aos sábados.