O show da cantora Gal Costa, na noite de sábado (7), não trouxe alegria apenas para os fãs que acompanharam a apresentação da diva baiana. O comércio local também comemorou aumento nas vendas, na primeira noite do projeto, que leva música e atrações culturais gratuitas para baianos e turistas.

Dono de um estabelecimento comercial no Porto da Barra há mais de 10 anos, Lucas Figueiredo disse que houve “um aumento de quase 90% em relação aos outros dias. Vendemos de tudo, desde salgados a bebidas, entre outras mercadorias”.

O comerciante José Carlos dos Santos, que está há três décadas no local, também comemorou o resultado das vendas. Ele contou que, graças ao movimento, contratou três funcionários temporários e deve “contratar mais um para fazer reciclagem”.

De acordo com a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, a idéia é fazer com que o projeto transforme março no quarto mês de verão da temporada baiana. “Para isso, foi montado um esquema com 18 operadoras de turismo filiadas à Braztoa, para comercializar os pacotes de viagem para a Bahia, que, nesse período, tem hospedagens mais em conta”.

Os turistas, explica Emília, fazem a diferença nas vendas do comércio informal. Segundo a vendedora ambulante Lindinalva Pereira, a venda de produtos como cangas, saídas de praia, coco verde e lanches caiu muito após o Carnaval. Porém, nesse final de semana, vendeu “cerca de 30% a mais do que na folia”.

Apesar de trazer lucro a grande parte dos comerciantes, alguns proprietários de bares e restaurantes cobraram um melhor ordenamento dos vendedores ambulantes. É o caso de Claudia Silva, do Bar e Restaurante Oásis do Porto.

“O evento é muito bom, só falta melhorar a questão de delimitação do espaço dos trabalhadores informais para que haja uma harmonia entre os segmentos e todos saiam ganhando”, afirmou.

Este ano, a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, cadastrou 100 vendedores ambulantes para atuar no evento. Além disso, foram implantados 20 banheiros químicos e interditado o trânsito nas imediações do Porto da Barra.

Com relação à segurança, 200 policiais atuam no local. Eles são distribuídos em três turnos diferentes, com um efetivo maior no período da noite, horário de maior concentração de pessoas na rua.