Tendo como estrela maior Gal Costa, o último sábado (7) foi dia de muita festa no Porto da Barra. Desde as 13h, dezenas de artistas se apresentaram para milhares de pessoas que lotaram a praia e todos os espaços entre os fortes de Santo Antônio e Santa Maria para assistirem aos shows de abertura do “Praia 24 Horas”, que faz parte do projeto “Espicha Verão” do governo do Estado, que acontece pelo segundo ano consecutivo.

O público pode apreciar, na Praça das Artes, em frente ao forte de Santa Maria, artistas plásticos pintando quadros que também homenagearam as mulheres. O coordenador do espaço, o artista plástico Gato, disse que esse é um momento muito especial para os artistas, pois têm a oportunidade de desenvolver seu trabalho com a presença do público. “Espero que o ‘Espicha Verão’, se consolide definitivamente”, afirmou.

O cantor, compositor e cordelista Bule Bule, que participa pela primeira vez do “Espicha Verão”, disse que estava muito contente, pois só assim aproveitava a oportunidade para mostrar ao público a importância da Literatura de Cordel, que outrora foi um grande meio de informação e entretenimento e que hoje luta com dificuldade para sobreviver à rapidez da internet.

O público pode conhecer e comprar os trabalhos feitos pelos artesãos do Instituto Mauá e aproveitar o espaço de convivência para fazer penteados afros e outras atividades. Também foram prestigiados o cinema livre da Petrobras e os passeios de barco ao redor do palco flutuante, para obter um melhor ângulo dos shows.

Dezenas de barracas vendiam variadas guloseimas para agradar aos mais variados gostos. A novidade ficou por conta dos deliciosos caldos oferecidos pelos bares do local. O comerciante que fizer o melhor caldo vai ganhar um prêmio no próximo dia 21.

”Um dos principais problemas do turismo é a sazonalidade. Nas baixas temporadas compra-se menos, vende-se menos. Um dos objetivos do governo é enfrentar essa sazonalidade. O ‘Espicha Verão’ busca fazer com que o turismo não acabe com o fim do carnaval e está demonstrando, mais uma vez, esse ano que a Bahia é muito mais.”, explicou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

Promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Bahiatursa, com apoio da Prefeitura do Salvador, Sebrae, Caixa Econômica, Secretaria de Segurança Pública e Limpurb, o “Praia 24 horas” faz parte do projeto “Espicha Verão”, que este ano também está sendo realizado em Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro e Chapada Diamantina, como forma de prolongar a temporada de turistas no estado.

O Dia Internacional da Mulher e os 100 anos de Carmem Miranda foram homenageados no sábado que passou. Em Salvador, o “Praia 24 horas” se repetirá nos próximos dias 14 e 21, com novas atrações e atividades.

Turistas estrangeiros se encantam com a cultura baiana

O Samba das Moças, trazendo o samba do recôncavo misturado a outras influencias da música regional, abriu a noite de sábado (7) do “Praia 24 horas” no palco flutuante do Porto da Barra. O grupo, junto com as outras atrações femininas, Juliana Ribeiro, Manuela Rodrigues, Cláudia Cunha e Mariela Santiago, homenageou as mulheres na véspera do Dia Internacional dedicado a elas.

O evento reuniu turistas como as argentinas de Buenos Aires, Eliana Espinguiña, Julieta Battaglino e Paola Folino, todas de 24 anos. ”Logo que chegamos no aeroporto soubemos do ‘Praia 24 horas’ e nos interessamos em vir”, disse Eliana. ”Viemos para conhecer a cultura da Bahia e estamos apaixonadas pelos capoeiristas”, contou Paola referindo-se ao grupo, que, junto com outros grupos de cultura popular, se apresenta nas ruas. ”Estamos aqui porque queremos ver Gal Costa, soubemos que ela é muito boa, e também porque nos disseram que seria uma festa segura”, resumiu Julieta.

O casal Isabel Glover, da Inglaterra, e Hernán Saavedra, da Argentina, os dois de 20 anos, leram sobre Gal Costa no jornal e decidiram conferir o evento. ”Estamos gostando muito, a música, a praia, é tudo muito bonito”, afirmaram.

Cantora homenageada por 40 anos do primeiro disco

”Eu quero agradecer esse troféu e dizer que mais uma vez é uma grande alegria estar aqui na Bahia com vocês. Obrigada Leonelli, obrigada Emília, obrigada a vocês pela presença e vamos que vamos.”, disse Gal Costa, ao começar seu show e depois de receber, do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, e da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o troféu que lhe foi entregue como homenagem pelos 40 anos do primeiro disco gravado.

Depois de Gal Costa, subiram ao palco flutuante o grupo EME XXI, composto pelas cantoras Márcia Short, Karla Visi e Kátia Guima. A programação do “Espicha Verão” prosseguiu no último domingo (8), Dia Internacional da Mulher, começando às 6h, com um café da manhã regional seguido de esportes como ginástica na praia, suingue baiano, peteca e atividades aquáticas.