A taxa de ocupação nos hotéis de Salvador durante o Carnaval deste ano – estimada entre 80% e 84% – foi a maior medida para o período desde 2006, quando ficou em 75,9%. Em 2007 e 2008 a taxa de ocupação hoteleira foram de 72% e 68%, respectivamente. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA).

De acordo com o diretor executivo da ABIH-BA, Luís Blanc, o número ainda não é oficial, mas apenas uma amostragem. Ele afirmou ainda que a ocupação nos hotéis da capital baiana teve grande variação de um estabelecimento para outro. “Houve lugares que operaram com 100% e outros com 62%”, disse.

O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Sílvio Pessoa, disse que dos 23 hotéis que estão localizados no circuito da folia, 10 tiveram todos os leitos ocupados nos seis dias de Carnaval.

Fora da capital os números também foram animadores no período da folia. Em Ilhéus, segundo informações da Secretaria de Turismo do município, a taxa média de ocupação nos hotéis de grande porte chegou perto dos 90%.

Mais da metade dos visitantes utilizou a via terrestre e saiu de cidades baianas como Jequié e Vitória da Conquista. O restante veio de estados como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Para o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus e da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Luigi Massa, o Carnaval deste ano deu novo fôlego ao setor, que acumulava perdas de 40%, desde o fechamento parcial do aeroporto no fim de 2007.

Na Chapada Diamantina, o Carnaval também beneficiou diversos municípios. Segundo o prefeito de Lençóis, a lotação esgotada nos 3,5 mil leitos da cidade fez com que muitos turistas saíssem para pernoitar em cidades como Seabra e Andaraí.

Já em Porto Seguro, mais de 50 mil visitantes, de acordo com a Secretaria Municipal do Turismo, curtiram mais de uma semana de Carnaval na sede da cidade e em localidades como Trancoso e Arraial D’Ajuda.