O São João da Bahia será a grande atração do próximo encontro dos maiores operadores de turismo do Brasil, o Braztoa, que acontece nas próximas quarta e quinta-feiras (26 e 27), no shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP).

“Durante o encontro, 1.200 operadores e agentes de viagens receberão um curso de capacitação sobre as potencialidades turísticas da Bahia e, ao final, assistirão um show de Targino Gondin e Zelito Miranda”, disse o diretor da Bahiatursa, Fernando Ferrero.

Também em São Paulo, a Bahia esteve presente em um dos eventos mais importantes do turismo, o 7º Fórum Panrotas – Tendências do Turismo 2009, terça e quarta-feiras passadas (17 e 18), e ofereceu um almoço, para mostrar as potencialidades dos destinos baianos, a cerca de 1400 participantes, dentre eles os presidentes das maiores redes hoteleiras, companhias aéreas e operadoras de turismo.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse que a Bahia está se consolidando como um dos principais portões de entrada do Brasil, referindo-se aos 30 vôos internacionais em operação, com ligações diretas e regulares para os mercados americano e europeu, e que o estado também já se consolida como um local de negócios, além do lazer.

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, afirmou durante sua palestra que apesar da crise internacional o turismo está indo bem. “Tivemos mais de 5 milhões de turistas estrangeiros, 17% acima da média mundial, assim como também tivemos um incremento do turismo doméstico em 2008”, comentou o ministro. Sobre a Copa de 2014, garantiu que a Bahia e o Rio de Janeiro já tem verba destinada para capacitar 80 mil pessoas em cursos de inglês.

Os presidentes das companhias aéreas, TAM, TAP, Gol, Webjet, Trip e Azul discutiram sobre a livre concorrência do mercado e concordaram que ainda há espaço para crescer. Ainda este mês, a Trip começa a operar de Salvador para Vitória da Conquista (BA) e Petrolina (PE). Em abril, será a vez de Lençóis ganhar novos vôos diretos da capital baiana.

O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, disse que no fórum são discutidas as grandes questões do turismo, e que a Bahia não poderia deixar de mostrar sua riqueza, principalmente num local que emite cerca de 60% do fluxo turístico para o estado, como São Paulo.

Os deputados federais da Comissão de Turismo, Afonso Hamm, Lídice da Mata e Otávio Leite; o secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, e o ex-ministro do turismo, Walfrido dos Mares Guia debateram a Lei Nacional do Turismo, que foi sancionada em setembro de 2008, mas aguarda regulamentação, visando resolver 15 pontos em aberto, dentre eles a facilidade dos vistos, a responsabilidade solidária e a tributação.