A Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) completou 10 anos, no último mês de março, apoiando o desenvolvimento de projetos estratégicos da Bahia e de outros estados. Em 2008, os eventos patrocinados pelo governo do Estado via Fundação tiveram a participação de cerca de 30 mil pessoas, a maioria servidores públicos.

Nos últimos dois anos, a Flem vem ampliando suas ações em outros estados, a exemplo do Mato Grosso do Sul, onde certificou 1.181 dirigentes escolares, e do Acre, para o qual está desenvolvendo um inovador sistema de monitoramento e avaliação da gestão escolar.

Um dos projetos que vem sendo conduzido pela Fundação desde 2007 é o Mata Branca – Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga, implementado nos estados da Bahia e do Ceará. Ancorado em acordo de doação, no valor de US$ 10 milhões, firmado entre o Banco Mundial e a Flem, o projeto vai até 2012. No total, 5 mil famílias serão beneficiadas diretamente, abrangendo ações em 72 municípios. Na Bahia, o projeto é gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e no Ceará, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.

Instituição com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública, a Flem tem em sua sede, no Centro Administrativo da Bahia, modernas instalações para eventos e cursos.

A Fundação apoia, em parcerias com várias Secretarias de Estado, ações estratégicas, a exemplo do Programa Juventude Cidadã – PJC, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, onde são atendidos cerca de 1.700 jovens, na capital, em Lauro de Freitas, Simões Filho e Santo Antônio de Jesus. Os jovens recebem uma formação em Cidadania e Direitos Humanos, realizam atividades sociais em suas comunidades e são qualificados profissionalmente para ingresso no mercado de trabalho.

A Flem já apoiou o desenvolvimento de mais de 34 mil pessoas, incluindo Agentes de Desenvolvimento Social e servidores públicos das áreas de Segurança, Saúde e Educação. Na área internacional, em parceria com as Nações Unidas e outros organismos multilaterais, organizou várias missões e eventos de relevância. Junto com o governo da Bahia, recentemente, atuou na organização das Reuniões de Cúpula de Chefes de Estado e Governo da América Latina e Caribe, no complexo Costa de Sauípe.

Segundo a superintendente-geral da Flem, Vera Queiroz, "o diferencial da instituição, ao longo dos anos, está na sua competência de gestão de projetos. A Fundação conta com um quadro de profissionais de excelente qualificação técnica e dispõe de modernos sistemas para atender aos seus parceiros com soluções customizadas, garantindo flexibilidade e agilidade no gerenciamento de projetos".

Presidido pelo secretário da Administração do Estado da Bahia, Manoel Vitório, o Conselho de Administração da Flem (Conad) é formado por 13 membros da sociedade, entre os quais cinco secretários do governo da Bahia, os reitores da Ufba, Unifacs e Uneb, além de representantes do governo Federal (Secretaria de Gestão) e também das Nações Unidas.

Veja relação completa dos Conselheiros no portal www.flem.org.br.