Em decorrência dos recentes problemas ocorridos na bacia dos Rios Verde e Jacaré, como as rachaduras no solo da região de Lapão causadas pela super exploração da água do aqüífero cárstico, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) suspendeu o uso das águas captadas em mananciais subterrâneos na sub bacia do riacho do Jaú, que abrange os municípios de Lapão, América Rodrigues, João Dourado e Irecê, desde sua nascente até a localidade de Tanquinho.

Segundo o diretor de Regulação do Ingá, Luiz Henrique Pinheiro, a medida preventiva atinge apenas 0,5% de toda a bacia e pretende evitar a utilização indiscriminada das águas. “Os estudos realizados pelo Ingá apontaram informações técnicas para diminuir significativamente a restrição do uso”, afirma o diretor.

A suspensão, que foi publicada através de portaria do Ingá no Diário Oficial do Estado, e não atinge o uso para abastecimento humano e será mantida até que sejam realizados novos estudos que revelem a disponibilidade hídrica da região.

Como parte dos estudos e das recomendações de ações preventivas para a região crítica de Lapão, está sendo feito o levantamento de todos os poços tubulares existentes no entorno da cidade e o monitoramento do bombeamento das águas subterrâneas dos poços, restringindo a extração de grandes vazões.

As outorgas (autorizações para uso da água) concedidas na região para outros usos serão revogadas e a fiscalização será intensificada pelo órgão gestor das águas do Estado.