O agricultor José Reis Pereira de Jesus, 43 anos, morador da comunidade de Cabeça da Vaca, a 12 quilômetros de Serrinha, a 173 quilômetros de Salvador, foi um dos beneficiados diretamente com a distribuição de 40 mil alevinos das espécies tambaquis, tambacus e paquis, distribuídos nesta sexta-feira (03) pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca, empresa vinculada. Na comunidade vivem mais de 300 famílias, das quais 30 se beneficiam diretamente com a pesca no açude do Rio Cabeça da Vaca, na divisa entre os municípios de Serrinha e Teofilândia.

Outros 40 mil alevinos das mesmas espécies foram distribuídos na comunidade de Mandacaru, onde vivem mais de 300 famílias, das quais 30 foram beneficiadas diretamente com o programa de povoamento de aguadas públicas na região, que é feito em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). “É um trabalho que no futuro vai nos garantir o sustento”, destacou a presidente da Associação Comunitária da Fazenda Mandacaru, Analice da Paixão Capistrano.

A distribuição dos alevinos reuniu dezenas de produtores rurais na Praça Luiz Nogueira, no centro de Serrinha, onde o prefeito Osni Cardoso de Araujo, destacou o trabalho conjunto da Bahia Pesca e da EBDA no atendimento às comunidades rurais do município. Ainda segundo ele, o trabalho que o governado do estado vem realizando, oferece alternativas de emprego e renda para comunidades sofridas com a seca, e que têm na pesca uma forma de sustento.

15 milhões de alevinos

A zona rural do município de Serrinha está incluída no programa de povoamento de aguadas públicas que vem sendo desenvolvido pela Bahia Pesca, com a distribuição de alevinos. As espécimes, que têm maturação (engorda) que varia entre seis a oito meses, prontos para consumo e comercialização, são produzidas nas sete estações de piscicultura da Bahia Pesca, espalhadas pelo interior do estado. Para Serrinha os alevinos vieram da estação de Joanes, em Camaçari.

O Programa de Povoamento de Barragens Públicas Comunitárias, feito pela Bahia Pesca, tem a meta de distribuir aproximadamente 15 milhões de alevinos, o que possibilitará uma produção anual em torno de três mil toneladas de peixes, nos 106 municípios selecionados, localizados nas regiões da Bacia do Rio Paramirim, Sertão Produtivo (região de Brumado), Vitória da Conquista, Oeste e Região Sisaleira.