Identificar variedades mais produtivas e resistentes a pragas e doenças como a sigatoka-negra e o mal-do-panamá é o propósito da Unidade de Observação e Demonstração (UOD) de banana instalada em propriedade de agricultor familiar no distrito de irrigação Tourão, em Juazeiro, pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) no município.

Das duas variedades de banana-prata, uma de banana-d’água e uma de banana-maçã avaliadas, todas se destacam pela alta qualidade, pelo brix (alto teor de açúcar), pelo vigor das plantas, resistência às principais doenças, alta produtividade e qualidade do fruto.

“Os resultados comprovam que essas variedades podem ser indicadas para o cultivo da região e vão contribuir para aumentar a produção e a renda dos agricultores familiares de banana do Vale do São Francisco”, disse o secretário Roberto Muniz em visita à estação nesta sexta-feira (3), durante o evento do projeto Seagri Itinerante.

Para o agricultor familiar Silvestre Nunes Gonçalves, que já teve seu campo de banana perdido por causa de pragas, a esperança ressurgiu. “Estou entusiasmado com as novas variedades resistentes a doenças como a sigatoka-negra”, afirmou, referindo-se aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Ebda.

Com os resultados promissores dessa unidade, a empresa implantou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III, e na comunidade de Brejo da Brazida, em Sento Sé, outras unidades de demonstração para fazer a multiplicação dos rizomas (raízes que se transformam em mudas), obtendo mudas dessas variedades para distribuir aos agricultores familiares da região até o final deste ano.

“Com a nossa avaliação, em nível regional, estamos confirmando a viabilidade técnica e econômica do plantio de novas variedades pelos agricultores da região para que a banana se estabeleça como uma nova alternativa de renda”, afirmou o diretor de Agricultura da Ebda, Hugo Pereira.

As cultivares testadas se comportaram satisfatoriamente quanto aos aspectos agronômicos na região, mostrando-se promissoras e como uma alternativa viável para substituição a variedades suscetíveis à sigatoka-megra e ao mal-do-panamá, que ocasionam uma perda significativa em termos de renda para o agricultor familiar.

Seagri Itinerante

Além da unidade de observação de banana do Projeto Tourão, o secretário da Agricultura visitou a estação de mandacaru da Ebda, conferindo os experimentos de pesquisa com pinha, banana e produção de café.

Segundo Muniz, o Seagri Itinerante busca condições para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária no estado, levando o governo ao encontro do produtor para conhecer de perto as suas dificuldades e buscar em conjunto as soluções.

A primeira edição do projeto aconteceu em Barreiras, em fevereiro, e até o final do ano todo o estado será contemplado com o Seagri Itinerante.