Menos de uma semana depois de criar a Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) instala nesta quinta-feira (23), às 15 horas, a Câmara Setorial do Leite. O evento, que deverá contar com a presença do vice-governador, Edmundo Pereira, acontece no auditório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na Rua Ademar de Barros, nº 967.

O principal objetivo da câmara setorial é definir os caminhos do leite na Bahia e propor políticas públicas que contribuam para tornar o estado autossuficiente na produção do leite e buscar soluções neste ramo, como a melhoria genética, certificação, acesso do produtor ao crédito, criação de novas linhas de financiamento e prazos para pagamento, além da geração de emprego e renda.

Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, existe a real necessidade de melhorar a organização da cadeia produtiva do leite. “A secretaria avança com a criação da Câmara Setorial do Leite. É importante reafirmar a capacidade da Seagri em ser uma articuladora das ações da agropecuária do estado”, afirma Muniz.

Segmento

O Estado da Bahia é o maior produtor de leite no Nordeste, com 911 milhões de litros/ano em 2007, e terceiro rebanho de pecuária do leite do país, sétimo produtor nacional, tendo uma média de produtividade de leite/vaca/dia com 3,5 litros.

Essa produção, no entanto, ainda é insuficiente, uma vez que o consumo interno é estimado em 1,5 bilhões de litros/ano. As principais bacias leiteiras do Estado da Bahia estão localizadas nos Territórios de Identidade do Extremo Sul, Itapetinga, Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Portal do Sertão e Vitória da Conquista. Na Bahia, 80% dos produtores de leite são classificados como pequenos. A grande dispersão territorial dos estabelecimentos, aliada à precariedade dos meios de transporte, resultam em altas perdas e custo de frete elevado.

“A instalação dessa câmara vem responder ao segmento lácteo no Estado, dando prosseguimento ao levantamento das demandas do setor e a possibilidade da discussão e da implantação de uma política especifica para a criação da cadeia do leite”, afirma o secretário Roberto Muniz.

Composição

A Câmara Setorial do Leite será composta pelos secretários da Secretária do Planejamento, Walter Pinheiro, da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Valmir Assunção, das superintendentes do MAPA, Maria Delian e da Conab, Rose Ponde, do assessor especial da Casa Civil, Fábio Freitas, além de superintendentes da Seagri e representantes do Sebrae, Adab, Ebda, CDA, Ebal, MDA, CAR, federações, sindicatos, instituições financeiras (BB, BNB, Desenbahia) prefeituras municipais, atacadistas, varejistas, produtores e entidades de classe.