Formar parcerias para fortalecer a execução das atividades agropecuárias no estado. Este é o propósito da assinatura do Convênio de Cooperação Técnica, entre a Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária, Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e as prefeituras de Santo Sé e Casa Nova. O convênio foi assinado nesta quinta-feira (2), no auditório da Codevasf, durante as atividades da Seagri Itinerante, em Juazeiro.

Na ocasião, as prefeituras colocaram à disposição da EBDA engenheiros agrônomos e técnicos administrativos para reforçar as atividades da empresa no campo. “Essa parceria vai contribuir para atendermos as demandas dos agricultores familiares de maneira coordenada e participativa, além de melhorar a condição de vida do homem no campo”, disse o secretário da Agricultura, Roberto Muniz.

O convênio prevê atendimento prioritário às comunidades rurais, aos pequenos e médios produtores, à organização dos agricultores no processo necessário para auto-sustentação e crescimento econômico e social, tendo como suporte as ações programadas e desenvolvidas pela EBDA, relativas à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Os agricultores e pecuaristas dos municípios beneficiados participaram da assinatura do convênio entusiasmados. Bartolomeu Marques Filho, que planta feijão, milho e cria caprinos em Sento Sé, acredita que a iniciativa vai facilitar as atividades dos agricultores do Vale do São Francisco. “Nós que dependemos de capacitação e assistência técnica para produzir estamos gratos pela chegada de novos técnicos”.

Já Manoel Jesus dos Santos, 25 anos, pecuarista de Sento Sé, afirmou que a iniciativa vai melhorar o trabalho também na área animal. “Acreditamos no trabalho da EBDA, na competência de seus técnicos e sabemos que vamos conseguir melhorar nossos trabalhos com os caprinos no município”, afirmou Manoel.

A Seagri Itinerante busca condições para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária no estado. A primeira edição aconteceu em Barreiras, no Oeste do estado, em fevereiro deste ano. Até o final do ano, todo o estado será contemplado com este projeto.