Cultura em rede, software livre, uso da internet, redes sociais, cibercutura, e-governo e pós-mídias estão entre os temas do curso de formação de monitores em Cultura Digital para Pontos de Cultura, que será ministrado de segunda a quinta-feira (27 a 30), no Centro Digital de Cidadania de Lauro de Freitas. A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Segundo a coordenadora dos Pontos de Cultura da Secult, Sophia Rocha, o curso marca a interlocução entre os programas de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia e de Desenvolvimento Territorial da Cultura, em uma ação que aproxima os Centros Digitais de Cidadania e Pontos de Cultura da Bahia.

Os 20 monitores treinados vão atuar como multiplicadores em cursos que serão ministrados nos CDCs, no interior, para atender aos 150 novos pontos de cultura criados, este ano, nos 26 territórios de identidade do estado. “Como parte dos recursos destinados aos pontos de cultura deve ser aplicada na aquisição de equipamentos multimídia, esta capacitação é fundamental para uma utilização mais produtiva destes equipamentos, além de incentivar o uso de softwares livres”, explica Sophia.

No programa do curso estão incluídas também oficinas de utilização de kit de multimídia, montagem dos equipamentos, manutenção e instalação dos softs, uso de planilhas e editores de texto em software livre, produção e tratamento de imagem estática, edição de fotografia, comunicação e criação de blogs.