Representantes de 16 municípios do Sudoeste baiano estão discutindo, nesta quarta e quinta-feiras (22 e 23), em Itambé, diversos temas relacionados à área da assistência social, durante a primeira Jornada Social. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) participa do evento, organizado pela prefeitura municipal.

A programação inclui palestras, debates e mesas redondas, onde os participantes poderão interagir e trocar experiências sobre a execução de projetos e programas sociais. As iniciativas do governo estadual estão sendo divulgadas no evento.

O município de Amargosa, localizado a 237 km da Salvador, possui uma população superior a 40 mil habitantes e conta com importantes investimentos na área de assistência social, oriundos dos governos estadual e federal. Com o Programa Bolsa Família, por exemplo, são 3.193 famílias atendidas.

Pelo Programa do Leite Fome Zero, quase 900 crianças de creches e pré-escolas recebem um litro de leite cada uma, diariamente, numa importante ação de segurança alimentar e nutricional. O Pró-jovem Adolescente, voltado à inclusão socioprodutiva da população, tem 150 atendidos. Ainda em Itambé, a previsão é de que 275 crianças e adolescentes sejam atendidas com Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), cuja capacitação dos técnicos já está programada para o próximo mês.