Durante o programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, Jaques Wagner falou dos motivos de sua viagem ao Sul da Bahia, neste último final de semana, e sobre a missão comercial que faz para a Índia, Inglaterra, Holanda e França como parte da nova estratégia do Estado de descentralizar as suas ações e buscar mais recursos de investidores estrangeiros. Na mesma edição, também reverenciou dois símbolos da história brasileira: os índios e Tiradentes – líder do movimento da Inconfidência Mineira que ajudou a construir a Independência de nosso país. "Foi a mostra que o nosso povo sempre lutou para ser independente e que não aceita trabalhar sob grilhões", enfatizou.

Ao relembrar datas históricas como 19 de abril, dia do Índio, e 21 de abril, dia de Tiradentes, o governador destacou a importância dos primeiros brasileiros colonizados pelos portugueses e a contribuição de José Joaquim da Silva Xavier para o fortalecimento do movimento em defesa da Independência de nosso país. Sobre a necessidade de reconhecimento ao povo indígena, o governador lembrou da criação de uma coordenação na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, exclusiva para tratar de assuntos do interesse da comunidade, e a entrega de um Centro Digital de Cidadania para a tribo dos Tupinambás, em Ilhéus. "O governo se orgulha de poder oferecer melhores condições e melhores políticas públicas para os índios", frisou.

Na Bahia existem atualmente 16.715 índios, divididos em 14 etnias e distribuídos em diversas regiões do estado. O governo vem desenvolvendo programas para melhorar a qualidade de vida e dar oportunidade de trabalho, renda e inclusão social para a população indígena. Entre essas ações estão projetos nas áreas de saúde, educação, trabalho e direitos humanos.

Descentralização das ações de governo

As ações nos municípios de Itabuna, Una e Camacan, envolvendo obras de saneamento básico e infraestrutura, fazem parte da proposta de descentralização dos investimentos do Estado, na avaliação do governador. Para Wagner, "é preciso governar para os 417 municípios, independente da coloração partidária do prefeito, porque a Bahia é grande e o governador tem que tomar conta de tudo".

Em Itabuna, o governador esteve com vários prefeitos da região, tratando do Território da Cidadania e das parcerias entre o Estado e as prefeituras. "A minha vontade, o meu trabalho é para construir um polo têxtil na região de Itabuna, para impactar de empregos toda aquela região", afirmou ao descrever outras ações como a construção do Porto Sul, a implantação da Ferrovia Oeste-Leste, a criação do novo Aeroporto Internacional de Ilhéus e também a recuperação de rodovias – como a estrada ecológica que já foi entregue até o entroncamento da BA-030, ligando Camamu a Itacaré.

Missão comercial na Índia e na Europa

Sobre a importância da viagem para a Índia, Inglaterra, França e Holanda, justificou a agenda como forma de promover as potencialidades do estado para buscar novos investidores internacionais, em um momento em que a economia mundial enfrenta a crise provocada pelas recentes turbulências do mercado financeiro. "Eu tenho dito que a Bahia precisa ser mais conhecida. A Bahia precisa estar mais no roteiro internacional dos investidores. E a gente não faz isso ficando escondido dentro de casa", reforçou.

Wagner disse que vai se encontrar com representantes da Federação da Indústria desses países para tratar de assuntos na área do turismo, atrair parceiros para a construção de equipamentos visando a Copa do Mundo 2014 e ainda investimentos nas áreas de extração mineral, siderurgia e energia limpa. "Espero, como tive em outras viagens, trazer boas notícias e possibilidades de novos investimentos, com mais riqueza e, principalmente, com mais geração de emprego", observou.

O programa Conversa com o Governador é produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela Educadora FM 107,5 Mhz e vários veículos de comunicação da capital e do interior.