Mais de 75 ações, entre espetáculos, oficinas, workshops, cortejos, encontros e debates movimentam as comemorações do Dia Internacional da Dança, 29 de abril. As atividades, de cunho artístico, formativo e reivindicativo, integram o projeto “Agendançabril 2009”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, via Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fórum de Dança da Bahia, além de escolas, grupos e artistas de todo o estado.

Criada em 2007, a Agendançabril visa concentrar as ações comemorativas, potencializando seu alcance, divulgando e valorizando a produção artística baiana. A Diretoria de Dança da Funceb tem como principais funções, no projeto, a articulação com a classe de Dança, o estímulo e apoio, destinando este ano R$ 70 mil do seu orçamento a iniciativas de pequeno porte ou projetos de maior alcance, cujas atividades se estendem durante todo o mês.

Atividades em Salvador

O que: “Estão Voltando as Flores”
Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua Gel. Labatut, 27, Barris – Biblioteca Pública do Estado – telefone: 71 3117-6155)
Quando: 14 e 15, às 20h.
Quanto: R$ 10 e 5; Grátis (15, 15h).
Realização: Grupo Tran Chan/ Funceb.

O que: “Sexta em movimento” – Criação em Dança – Workshop para os alunos do Curso Profissional da Escola de Dança da Funceb.
Onde: Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus, Pelourinho – telefone: 71 3116-6533)
Quando: 10; das 11h às 12h30;

O que: “24h X2 de Dança na Terra” –
Realização: Fórum de Dança da Bahia; apoio: Fórum Nacional de Dança/ Governo do Estado da Bahia/ Fundação Cultural do Estado da Bahia/ Prefeitura de Salvador/ Fundação Gregório de Matos/ Escola de Dança da UFBA/ Escola Contemporânea de Ballet/ Pelourinho Cultura e Arte/ Teatro Castro Alves/ Estrellato;

O que: “Oficinas de Dança” – Telefone: 71 3116-6644.
Quando: De 11 a 28 (inscrições pelo jaqueline.vasconcellos@gmail.com), 30, 8h30 às 14h.
Quanto: Grátis.

Atividades no interior

O que: “Lixo” –
Onde: auditório Paulo Souto – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Itabuna.
Quando: 16, 18 e 19; às 14h (oficinas), às 19h (espetáculo).
Quanto: Grátis
Realização: A-RRISCA Cia de Dança/ Funceb