No mês em que completa 28 anos de fundação, o Balé Teatro Castro Alves apresenta ao público seu mais novo espetáculo, “Isadora", do coreógrafo mineiro Luiz de Abreu, com estreia na Sala Principal do TCA, dias 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira) de abril, às 20 horas. Os ingressos (inteira) custam R$ 10,00. Já nos dias 18 (sábado) e 19 (domingo) de abril a apresentação será no espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Pública dos Barris, também às 20 horas, com ingressos (inteira) a R$ 4,00.

Especialmente concebido para a companhia baiana, dentro do projeto BTCA Convida, “Isadora” é um show de variedades que utiliza como referência algumas coreografias originais e artistas notáveis que reinventaram a dança ou exerceram influência sobre ela em todo o mundo, nos séculos XIX e XX: Nijinsky (O Fauno) Anna Pavlova (O Lago dos Cisnes), Isadora Duncan (citações) Martha Graham, (Night Journey), Pina Bausch (Café Muller), Mary Wigman (Dança da Bruxa), Josephine Baker (Dança da Banana), Alvin Ailey (Revelations), Jorge Donn (Bolero), Lenny Dale (citações) e Michael Jackson (Thriller). A montagem destaca ainda o mestre impressionista francês Edgard Degas, conhecido como o pintor das bailarinas.

“Ao ‘visitarmos’ esses momentos memoráveis, também propomos refletir sobre a dança como uma arte sempre em processo, inacabada e que pode ser pensada sob a luz do olhar contemporâneo”, diz o coreógrafo Luiz de Abreu, enfatizando que “somente uma companhia experiente como o BTCA, que tem o domínio total da técnica e movimento, indo do balé clássico ao moderno e ao contemporâneo, poderia executar um trabalho cênico tão versátil.” Ele acrescenta que a idéia não é contar a história da dança, “mas o espetáculo pode também ser didático.”