Os moradores do bairro do Pero Vaz que nunca tiveram a oportunidade de ir a um concerto poderão conhecer um pouco da música clássica com o projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O grupo Opus Lumen, com o seu trio de palhetas, se apresenta nesta terça-feira (14), às 16h, na Associação de Pais e Mestres no fim de linha do Pero Vaz.

O projeto Cameratas da Osba tem o objetivo de divulgar a música erudita, levando-a a diversos públicos. Os grupos têm se apresentado em locais alternativos como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros, democratizando o acesso à música de concerto, e contribuindo para a formação de novas plateias. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.

O Trio de Palhetas é mais uma das clássicas formações de grupos de câmera. Composto por três instrumentos de sopro que utilizam palhetas para emitir seu som, dois são tocados com palheta dupla – o oboé e o fagote, e um com palheta simples – a clarineta. É formado pelos músicos Gustavo Seal no oboé, Solamy Oliveira na clarineta e Cláudia Sales no fagote.