Com abertura marcada para esta quinta-feira (23), às 19 horas, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a exposição inédita Carybé, a maior exposição do artista já realizada no estado. A mostra celebra os 70 anos da primeira visita do artista a Bahia e integra a programação especial de 50 anos do MAM.

Carybé teve participação ativa, ao lado de Lina Bo Bardi e Mário Cravo, no projeto de implantação do MAM-BA, cujo acervo conta com importantes peças suas, como pinturas, desenhos, gravuras, painel e serigrafia, além do gradil e portal de entrada do Parque das Esculturas, reunindo mais de 20 obras.

Em cartaz até 31 de maio, a mostra “Carybé” vai ocupar os dois andares do Casarão e a Galeria 1 do MAM e permitirá aos visitantes conhecer e compartilhar um pouco o histórico de trabalho do artista, cuja obra está presente não somente no Brasil, como em diversos países, por meio de murais e esculturas em locais públicos e integrando grandes coleções e acervos museológicos.

Para a diretora do MAM, Solange Farkas, "a arte de Carybé tem alcance internacional pela expressividade do seu estilo original e qualidade técnica, mas principalmente pelo significado cultural adquirido ao exaltar a herança cultural brasileira".