“Senebaiano”, uma exposição do artista senegalês Abdoulaye Dit Goumb Sow, entra em cartaz na Galeria Mestre Abdias (sede do Instituto Mauá), no Pelourinho, a partir desta segunda-feira (4). No acervo, esculturas em madeira e as máscaras tradicionais da cultura africana, marcadas pelo uso de tecidos, búzios e tintas.

Com 35 anos de carreira e participação em mostras na França, Espanha, Jordânia e Alemanha, Abdoulaye traz o seu trabalho para o Brasil pela primeira vez. “A diversidade da Bahia me encanta a cada dia, e sinto-me ainda mais inspirado para criar”, exaltou o artista, que aqui chegou há seis meses e já declarou vontade de permanecer: “O povo baiano tem a sua maneira especial de pintar, de cortar a madeira, de dançar e de se expressar, sempre com simpatia e competência”.

“Senebaiano” fica em cartaz até o fim do mês, com visitação aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 17h30. A mostra integra a programação de eventos mensais do Núcleo de Acervo Artesanal – Nart, que disponibiliza o espaço gratuitamente, tanto para artesãos baianos cadastrados no Instituto Mauá, quanto para artistas plásticos.

O Espaço Cultural Mestre Abdias fica na Rua Gregório de Matos, 27, Centro Histórico.