O Palacete das Artes Rodin Bahia abrigará a exposição “terra – Terra: um movimento constante com o barro cozido”, da mestranda em Artes Visuais da UFBA, Conceição Fernandes, que fica em cartaz até 10 de maio, no sótão da mansão Martins Catharino.

A mostra contempla mais uma etapa de conclusão de mestrado de Conceição, que defende seu texto dissertativo em 9 de julho de 2009, e faz uma leitura poética, artística e etnológica do fazer cerâmico, visto como um instrumento de ligação da terra (elemento) à Terra (planeta), e como obra do sentido humano de se recriar a partir da manipulação do barro.

A mostra consiste em quatro grandes obras, em cerâmica, que abrigam outras tantas menores, que evocam a cultura popular da cerâmica nas comunidades de Maragogipinho e Rio Real. A instalação contará com as seguintes peças: “Cantos do joão-de-barro” (fragmentos de barro cozido, poliestireno cristal, nylon e metal), “Sítio Cósmico” (cerâmica e aço), “Caco-Cipó” (cerâmica e aço) e “Granulações” (125 torrões de terra arrumados numa forma espiral, aludindo uma construção cósmica).

A exposição tem curadoria de Viga Gordilho, professora doutora da Escola de Belas Artes da UFBA, orientadora acadêmica da artista.

Serviço

Mostra: “terra-Terra: um movimento constante com o barro cozido”, de Conceição Fernandes
Local: Sótão da Mansão Martins Catharino/ Palacete das Artes Rodin Bahia
Visitações: de 4 de abril a 10 de maio de 2009