Pelo segundo ano consecutivo, o Forte de Santo Antônio Além do Carmo vai sediar nos dias 1, 2 e 3 de maio, das 14h às 18h, o programa de capacitação Capoeira de Saia, organizado por grupos de mulheres capoeiristas profissionais e amadoras praticantes. As inscrições são limitadas (120), gratuitas e podem ser realizadas no próprio Forte Santo Antônio Além do Carmo.

O encontro tem como principais objetivos informar profissionais da área, discutir o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver propostas que visem a melhora da qualidade no ensino da capoeira. Segundo os organizadores, o compromisso principal será a capacitação e promover o fortalecimento da participação da mulher na capoeira, possibilitando uma troca maior entre as instituições culturais, as discussões de gênero, relação e contribuição no desenvolvimento histórico e social da capoeira.

Também é intenção do “Capoeira de Saia” ampliar o nível de informação das praticantes e promover o aprimoramento das participantes. A ideia dos grupos é que haja uma outra edição em 2010, totalizando as três programadas pelo projeto.

Localizado na Praça Barão do Triunfo, mais conhecida como Largo de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o forte é o mais novo espaço administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria de Cultura do Estado (Secult).

O IPAC também é responsável pelo Palácio da Aclamação, Solar do Unhão, Museu de Arte da Bahia, Palacete das Artes, Museu do Recôncavo Wanderley Pinho e Espaço Mário Cravo de Esculturas, entre outros.

Pertencendo à União e administrado pela ONG Forte da Capoeira até 2006, nas gestões estaduais anteriores, o forte passou para o Governo da Bahia, sob responsabilidade do IPAC, desde novembro de 2007. Segundo o atual gestor do Forte de Santo Antônio, Magno Neto, “além dos diversos grupos de capoeira, planejamos desenvolver e sediar outros eventos como fazemos com o “Capoeira de Saia”.

Outras informações sobre o Forte de Santo Antônio são disponibilizadas no blog fortesantoantonio.blogspot.com, através dos telefones 3117-1488 e 3117-1492, ou do e-mail fortesantoantonio@ipac.ba.gov.br.