O governador Jaques Wagner apresentou neste sábado (18), em Itabuna, uma série de projetos para alavancar o desenvolvimento dos municípios do Sul da Bahia. O encontro com os prefeitos ligados a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), reuniu no Centro de Cultura Adonias Filho, cerca de quarenta prefeitos, oito secretários de estado, e deputados federais e estaduais baianos. Foi a primeira vez em 25 anos de história da entidade municipalista que um governador de estado e secretários atendem os prefeitos na cidade-sede da entidade.

Os prefeitos debateram com o governador e secretários, projetos que beneficiam mais de um milhão de baianos. “O governador Wagner mostra uma nova forma de governar, de maneira franca e democrática compartilhando as responsabilidades com nós, prefeitos”, ressaltou o presidente da Amurc e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior.

Foi entregue ao governador uma extensa pauta de reivindicações, a exemplo de apoio político para institucionalização da CEPLAC, aceleração na implantação do PAC do Cacau e a duplicação do trecho Ilhéus-Itabuna da rodovia BR 415. Ainda na pauta, apoio à diversificação econômica com a atração de pequenas indústrias para a região. O presidente da Amurc, Moacyr Leite que representa 50 municípios, defendeu a ampliação do Polo de Informática de Ilhéus para os outros municípios, o que evitará, segundo ele, a ampliação de bolsões de miséria em Ilhéus e Itabuna – os dois principais municípios sul baianos.

A Amurc apresentou também propostas de ações na área de segurança pública, ICMS Ecológico que propõe royalties aos municípios que preservem o meio ambiente, programas de moradia e saneamento nos municípios regionais, implantação de frigoríficos, e estruturação do Derba para a recuperação das estradas estaduais a fim de oferecer suporte à manutenção das estradas vicinais dos municípios.

Ações de governo

O governador Wagner garantiu que até o final do ano será lançada a pedra fundamental a para a construção do frigorífico regional de Itabuna. Ele terá um dos menores custos de abate dos frigoríficos brasileiros. Wagner disse que vem mantendo contato com autoridades de Brasília para liberar novos recursos para os cacauicultores. Em relação à reestruturação do Derba, o governador informou já ter adquirido 220 novas máquinas e que espera a normalização do fluxo de caixa do estado para adquirir novos equipamentos. O governador baiano disse que vai procurar diretamente o presidente Lula em busca de melhores condições para pagamento das dívidas dos municípios com a previdência, contando com o apoio da bancada de deputados federais baianos.

Reconhecimento

Prefeitos de todos os partidos elogiaram a ação do Governo do Estado em ir diretamente aos prefeitos. A prefeita de Coaraci, Josefina Castro, disse que a atual gestão tem demonstrado uma nova forma de governar. “Trazer à nossa região todos os auxiliares diretos sinaliza uma vontade de ajudar”, disse ela. Prefeito de Itacaré, terceiro destino turístico baiano, Antônio de Anízio, revelou que ficou impressionado com a ação do governo. “É uma maneira inovadora vir até nós, nos ouvir. O encontro foi extraordinário sob a minha ótica”, afirmou.

O prefeito de Itapitanga, Dernival Dias, lembrou que o município é o ente federado mais próximo do cidadão e que o governador demonstrou esta compreensão ao dividir responsabilidades. “A distribuição do bolo tributário é anacrônica”, afirmou. “Vou levar à minha comunidade esta postura do governo. “O governador Wagner mostra uma forma transparente e honesta com nós prefeitos”, afirmou Antônio Conceição Almeida – conhecido como Gude de Ibirapitanga. O prefeito Domingos Marques, de Aurelino Leal, comemorou o resultado da reunião. “ A partir dela vamos encontrar alternativas para a crise e o fortalecimento dos municípios”.