Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga e Ilhéus, no Sul do estado, estão entre os 407 municípios diretamente beneficiados com as ações do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir. A notícia foi confirmada esta semana por uma equipe do governo estadual que garantiu o incremento da atividade leiteira na região, com a implantação de dois tanques de resfriamento de leite e de uma usina de leite pasteurizado.

Os convênios foram assinados, nesta sexta-feira (3), no município de Coaraci, pelo secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, e pelo diretor executivo da CAR, Paulo Cézar Lisboa, que, acompanhados de uma equipe de técnicos do governo, cumprem uma agenda de visitas aos municípios de Coaraci, Itabuna e Itamaraju.

As obras serão executadas pela própria comunidade, com supervisão da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Sedir. Os investimentos são de R$ 353 mil e integram uma série de projetos desenvolvidos pelo Produzir na Bahia.

Em Coaraci, além de assinar convênios que permitirão dinamizar a cadeia produtiva do leite, os dirigentes se reuniram com a comunidade e representantes da região para abordar as ações governamentais desenvolvidas no âmbito da Sedir/CAR.

Também nesta sexta-feira (3), em Itabuna, aconteceu uma audiência pública com associações comunitárias, dirigentes municipais, conselheiros municipais de Desenvolvimento e representantes de órgãos e entidades.

Neste sábado (4), a população do município de Itamaraju participará de uma audiência pública, com a representação dos municípios do Extremo Sul, para discutir as ações de interesse da comunidade.

Os encontros têm como objetivo discutir as ações da Sedir e do Produzir e fazer um levantamento das demandas dos municípios. Também será elaborado um plano de atendimento de obras e projetos considerados prioritários pelo Produzir, em 2009, para a região Sul.

Segundo a gerente do Escritório Regional da CAR em Itabuna, Anorina Lima, as atividades de caráter operacional da Sedir/CAR são importantes para a promoção do desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades das regiões Sul e do Extremo Sul. “Esta não só é uma oportunidade de discussão das políticas públicas com lideranças e representantes das regiões, mas, sobretudo, de concretização de ações de governo executadas pelo programa Produzir”, disse.