Esta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) inicia uma ação inovadora em segurança alimentar para beneficiar diretamente mais de 600 pessoas do interior baiano.

Trata-se do Projeto de Implantação de Unidades Familiares de Produção Agroecológica Sustentável, que será apresentado nesta quinta-feira (23), em Amargosa, e na sexta (24), em Brumado, por representantes da Sedes e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A reunião contará com a participação de agricultores, técnicos, prefeitos e organizações da sociedade civil dos vinte municípios beneficiados, que compõem os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads). O projeto vai integrar famílias no âmbito da produção, consumo e comercialização.

Com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional, o projeto vai criar 132 unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), formando agricultores familiares em agroecologia, associativismo, comercialização, segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos. O acompanhamento das ações será feito por agrônomos e técnicos agrícolas.

O investimento é de R$ 860 mil, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Governo do Estado. A tecnologia social Pais vai trabalhar com a agricultura orgânica, por meio do processo produtivo sem o uso de agrotóxicos, estimulando a independência dos produtores de insumos vindos de fora da propriedade. As famílias atendidas receberão orientações quanto ao correto manejo dos recursos naturais, evitando o desperdício de alimento, água, energia e tempo.

Territórios Consad

As ações serão realizadas nos municípios do Território Consad de Brumado (Aracatu, Brumado, Caraíbas, Cordeiros, Guajeru, Ituaçu, Maetinga, Malhada de Pedras, Piripá e Tremedal) e Jiquiriçá (Amargosa, Brejões, Cravolândia, Jiquiriçá, Laje, Maracás, Mutuípe, Nova Itarana e Ubaíra).

Os Consads são associações civis sem fins lucrativos, formadas por representantes do poder público e da sociedade civil. Trata-se de uma política de promoção de desenvolvimento territorial, com ênfase nas ações de segurança alimentar e nutricional, voltadas prioritariamente às famílias que se encontram abaixo da linha da pobreza nas regiões identificadas.

Juntos, os dois Consads da Bahia agrupam 31 municípios, abrangendo aproximadamente 730 mil habitantes. Nestes territórios, 55,3 mil famílias são dependentes do Programa Bolsa Família, do governo Federal.