Ampliação do acesso à energia elétrica e ao abastecimento de água para uso humano, animal e emergencial, melhorias do saneamento básico e esgotamento sanitário nas sedes dos municípios, revitalização das fontes e nascentes, recuperação das estradas federais, estaduais e vicinais, construção de matadouros, frigoríficos e hospitais, agilização na liberação de projetos do PAC que promovam geração de emprego e renda e o fortalecimento da agricultura familiar. Essas foram algumas das reivindicações feitas por prefeitos, vereadores, lideranças e presidentes de associações de 22 municípios reunidos essa semana em Jacobina.

No encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), foram discutidas as ações que poderão fazer parte da Etapa Chapada do Programa Terra de Valor, a ser lançada em abril próximo pelo governador Jaques Wagner. O secretário Edmon Lucas e o coordenador do programa, Herbert Frank, apresentaram as linhas mestras do programa, que já está com 90 das 95 ações previstas para serem executadas na primeira etapa, a Nordeste, em andamento.

A construção de barragens, cisternas, poços e sistemas de abastecimento de água nos municípios que serão atendidos pelo programa nessa segunda etapa foi considerada pelos que se manifestaram como condição fundamental para assegurar o desenvolvimento e a melhoria de qualidade de vida para a população da região.

O diretor presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), Cícero Monteiro, presente ao evento, lembrou que o governo, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), já concluiu até agora 30 mil das 100 mil cisternas programadas para serem construídas até 2010. Monteiro argumentou ainda que já foram construídos 1.050 dos 1.800 poços artesianos projetados e 750 dos 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água planejados pelo governo.

Presentes ao evento, além da anfitriã, Valdice Castro, prefeita de Jacobina, os prefeitos de Miguel Calmon, José Ricardo Leal (Caca), Nova Fátima, Manoel Santos, Várzea do Poço, Paulo Ferreira, e Ourolândia, Antonio Araújo.