A capital baiana registrou um crescimento na movimentação econômica de 2,7% em fevereiro, na comparação com janeiro de 2009. A informação é do Índice de Movimentação Econômica (IMEC), calculado e analisado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). Quando comparado com fevereiro de 2008, o índice teve uma retração de 2,1%.

A análise aponta que esta foi a segunda expansão consecutiva na comparação mensal, já que nos dois últimos meses de 2008 houve diminuição na movimentação econômica. Em novembro de 2008 a retração chegou a 7,5%, na comparação com o mês anterior, e em dezembro de 2008 a queda foi de 5,5% em comparação a novembro do mesmo ano. A partir de janeiro de 2009, a movimentação econômica voltou a reagir, o primeiro mês do ano apresentou crescimento de 1,7% em relação a dezembro de 2008.

No acumulado de 2009 (janeiro e fevereiro) houve uma queda de 6,2% na comparação com igual período de 2008. Entretanto, verifica-se uma expansão de 3,8% nos doze últimos meses (março de 2008 a fevereiro de 2009).

Carga portuária e energia elétrica

De acordo com análise da SEI, as atividades que mais contribuíram para movimentar a economia foram carga portuária e consumo de energia elétrica. Enquanto, ônibus urbano e interurbano, movimentação de passageiros no aeroporto de Salvador e consumo de combustíveis influenciaram negativamente para o resultado do índice.

O IMEC/SEI tem como base um conjunto de variáveis que captam os sintomas da movimentação econômica. Entre as variáveis que compõem o indicador estão aquelas relacionadas ao movimento de cargas e pessoas. Fazem parte do IMEC: fluxo de passageiros no transporte coletivo urbano, fluxo de passageiros no transporte coletivo interurbano, movimento de passageiros no aeroporto, movimentação de cargas no porto de Salvador, consumo de energia elétrica e consumo de combustíveis.