Para suprir a carência de professores da rede estadual de ensino, o Governo do Estado autorizou, neste início de ano, a contratação de 5.193 professores da Educação Básica. Nesta quarta-feira (15), foi autorizado o terceiro Processo Seletivo Simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para mais 1.500 professores.

Em março, foram realizados outros dois processos totalizando 3.693 profissionais. Também foi autorizada a contratação de 277 docentes para a Educação Superior. Um investimento de cerca de R$ 100 milhões/ano.

Só no período de 2007 até o mês de fevereiro deste ano, o Governo contratou 7.576 professores, sendo 3.996 efetivos do concurso público realizado em 2005 e 4.180 selecionados no Processo Seletivo Reda.

Déficit acumulado

Mesmo assim, no início do ano a rede apresentou uma carência de 5.140 docentes. “Estamos enfrentando o problema que vem se acumulando há muitos anos. Poderia ser menor se, por exemplo, os aprovados no concurso de 2005 tivessem sido contratados imediatamente após a aprovação”, pontua o secretário de Educação, Adeum Sauer. Desse concurso, o governo anterior só tinha convocado 747 professores para Salvador.

Outra medida a ser adotada é a contratação, por meio de bolsas de estudo, de estudantes universitários, em conclusão do curso de licenciatura, para substituir temporariamente os professores em licenças prêmio e médicas, que totalizam 2.378 docentes.

A nova contratação de 1.500 professores será realizada para todo o Estado e nas disciplinas onde não existirem classificados no concurso público de 2005.