A praça da cidade de Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro serão palcos de discussões e apresentações artísticas sobre a cultura sertaneja. As atividades acontecem nesta sexta (03) e sábado (04), durante o 5] Seminário de Atualização do Projeto Canudos, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Através de mostras culturais, os pesquisadores da UNEB pretendem reunir a comunidade local, para sensibilizar a população a identificar os problemas e as potencialidades da região, a exemplo da história, memória e arqueologia; agricultura sustentável, pesca, arte e cultura.

O Projeto Canudos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vem realizando ações importantes na região, como o novo método de cultivo de frutas: a irrigação por gotejamento, que substituiu a antiga prática de inundação e reduziu o desperdício de água. Outro destaque foi a criação de uma unidade de observação de variedades de banana, sob o cultivo orgânico irrigado, que desenvolve testes para a criação de frutas mais produtivas e tolerantes às alterações climáticas.

Neste quinto seminário, as apresentações culturais serão coordenadas pelo diretor de teatro e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Dourado. A programação do evento reserva a participação especial do ator Jackson Costa. No período de 05 a 08 de abril os pesquisadores do projeto vão intensificar os estudos em comunidades locais da região. Mais informações no site www.uneb.br .