A partir desta semana, as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) contarão com uma extensão da Ouvidoria Especializada da SEC. O objetivo é descentralizar o serviço de ouvidoria, aumentar e fortalecer os canais de diálogo entre a sociedade e o governo. Em cada um dos novos pontos, o cidadão poderá registrar sua reclamação, denúncia ou sugestões referentes ao funcionamento da educação estadual, obtendo também respostas mais rápidas e qualificadas.

O ouvidor da Secretaria Estadual da Educação, Francisco Neto, ressalta que além de descentralizar o sistema de ouvidoria para as Direc e dar mais agilidade às respostas, haverá o registro das demandas de forma a alimentar um banco de dados. “Cada diretoria regional terá um técnico que vai operar os sistema e dar o tratamento devido às demandas. Essas demandas serão então repassadas para a ouvidoria da SEC que, em seguida, responderá ao cidadão”, explicou Francisco Neto.

Os técnicos que ficarão nas Direc receberam treinamento durante o 1º Encontro de Formação para Acompanhamento às Escolas, realizado no Hotel Vila Mar, em Salvador.

A expectativa é que a expansão da ouvidoria amplie a participação da população nas ações de governo, umas das prioridades da atual gestão. Enquanto em 2006, a ouvidoria havia atendido a aproximadamente 4 mil pessoas, em 2008 foram 13.966 atendimentos.

O ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, acredita que a descentralização contribuirá também para a interiorização do serviço de ouvidoria, tendo em vista que as 33 Direc representam e atuam em todos os municípios baianos. “É um direito do cidadão ter resposta aos seus pleitos e participar da administração pública. Portanto, quanto mais estivermos próximos dos cidadãos, maior será a nossa capacidade de melhorar a prestação dos serviços públicos”, pontua Carvalho.