Um acordo de cooperação entre o Instituto Superior de Tecnologias y Ciências Aplicadas (InSTEC), de Cuba, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai beneficiar as áreas de física nuclear teórica, experimental e aplicada e física médica.

A parceria entre as duas instituições, que foi ratificada pelos reitores Antonio Joaquim Bastos da Silva e Fernando Gusmán Rodriguez, envolve atividades de pesquisa, intercâmbio de informações, catálogos, boletins, publicações de pesquisas, assim como intercâmbio de pessoal docente e não-docente e de alunos de pós-graduação, para discussões, cursos, estudos e pesquisas.

O acordo de cooperação, com duração de cinco anos, tem um plano de trabalho conjunto em que estão definidas as disciplinas de pós-graduação a serem ministradas por professores do InSTEC e da Uesc. Prevê também a participação de membros do Centro de Pesquisa em Ciência e Tecnologia das Radiações (CPqCTR/Profísica-Uesc) no 7º Workshop on Nuclear Physics (Wonp 2009), evento bianual da área das ciências nucleares realizado em Havana, Cuba.