A Secretaria Estadual da Educação realizará no dia 19 de maio, das 14h às 18h, uma videoconferência para divulgar o projeto Verde Vida Escola, cujo objetivo principal é estimular o plantio nas unidades de ensino como atividade prevista no projeto político pedagógico anual. A intenção é incluir o paisagismo, a implantação de hortas, plantio de espécies medicinais e de jardins e pomares, consolidando parcerias e envolvendo as comunidades escolares e locais.

O evento que será realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e transmitido para o interior do estado por meio do sistema de videoconferência, será voltado para inspetores da rede física, diretores de escolas interessadas no projeto e aos responsáveis ao plantio nas escolas.

Após a adesão das unidades escolares, o projeto se estenderá pelos dois anos seguintes com a implantação ou incremento de um núcleo de plantio nas escolas participantes do projeto piloto; junto à comunidade escolar deve ser fomentada a elaboração e viabilização de um projeto paisagístico ao lado de campanhas que promovam a preservação da escola, dos jardins e hortas.

As escolas inscritas deverão responder a um questionário que dará subsídios para que a SEC colabore com o trabalho de plantio e, a partir da análise das respostas, serão definidas ações efetivas para incremento desta atividade nas escolas.

Articulação

O projeto Verde Vida Escola ocorrerá de forma integrada com mais dois projetos desenvolvidos pela: Revitalização das Escolas e Juventude Viva. A justificativa para a ação é que a rede física estadual precisa de um cuidado especial que será alcançado através da participação da comunidade no processo de manutenção da escola, particularmente na sua área verde e permeável.

O principal objetivo é subsidiar técnica e financeiramente as unidades escolares para realizarem o plantio com a participação da comunidade escolar, tornando os espaços mais produtivos e aprazíveis. Pretende-se ainda orientar a criação de projetos paisagísticos nas unidades escolares, estruturar escolas selecionadas para fornecerem mudas para outras unidades, realizar cursos de capacitação em paisagismo e criar conservação de conservação da escola.

A implantação de hortas e canteiros de ervas medicinais será um elemento didático e ao mesmo tempo agregará valor à merenda escolar e ao aspecto geral da escola. A visão para o futuro é transformar a sociedade a partir da criança e do jovem aluno do estado.