Neste final de semana, Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, está recebendo o curso de capacitação de Multiplicadores da Caravana do Lazer, projeto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) que pretende atingir os municípios com os menores níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O objetivo principal é capacitar pessoas para atuar como agentes de lazer nas suas comunidades. “Com esse projeto procuramos, dentre outras coisas, resgatar o cooperativismo, o associativismo, a solidariedade, a afetividade e a amizade, que se perderam no tempo”, explica a coordenadora de eventos da Sudesb, Susi Dócio.

Mais de 50 pessoas, indicadas pela prefeitura local, participam do curso de capacitação, que acontece, nesta sexta e sabádo (24 e 25), no Mercado de Cultura de Morro do Chapéu.

Entre os participantes há professores de Educação Fisíca, servidores públicos e pedagogos. Os multiplicadores estão sendo preparados pela equipe de eventos da Sudesb e atuarão como agentes de lazer neste domingo, quando serão realizadas, na praça da cidade, as atividades recreativas destinadas às crianças da cidade. Será a oportunidade deles colocarem em prática o que aprenderam.

“Como não existe equipamentos esportivos na maioria das escolas públicas do município, torna-se de extrema importância conhecer outras formas de exercitar fisicamente os nossos alunos e deixar de lado a velha rotina de fundamentar a Educação Fisíca apenas nas salas de aula. Nossos jovens precisam desse incentivo”, afirma a pedagoga Elieide Cerqueira, que trabalha há cinco anos em escolas de Morro do Chapéu.

“Atualmente, as crianças ficam restritas aos aparelhos de video game e terminam esquecendo das antigas formas de lazer que eram extremamente saúdaveis, o que ocasiona o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade infantil.

Por meio desses novos aprendizados, vamos procurar somar os benefícios do lazer à qualidade de vida da nossa população e mudar o terrível quadro atual”, ressalta o coordenador de Educação Física do município, Hamilton Silva.

Entre as atividades socioeducativas que prometem garantir a diversão da garotada estão dominó gigante, ludo gigante, dama gigante, corrida maluca gigante, oficinas de criação de pipas e cata-ventos, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, corda elástica, dama e dominó. O projeto, que já chegou a seis cidades, promove, em paralelo às suas atividades específicas, uma campanha contra a dengue, por meio de palestras educativas.