O Dia do Índio foi lembrado com emoção neste domingo (19) durante as competições esportivas que estão acontecendo na Aldeia Coroa Vermelha, em Porto Seguro, com apoio do Estado, através da Sudesb. Antes das disputas de ontem, os atletas fizeram uma caminhada por toda a aldeia, saudando os idosos com dificuldade de locomoção.

Em seguida, cinco idosos compareceram à Praça do Cruzeiro para ser homenageados pelos atletas indígenas. Posicionados no meio de uma grande roda, eles foram reverenciados com música, dança e poesia.

A atleta da tribo Tupinambá, Juliana Santana, fez questão de saudar os homenageados interpretando a canção de sua autoria, Meu Paraíso, cuja letra diz: “A cultura está no sangue, no coração. A cultura está no peito de quem escuta esta canção… E tem uma coisa, não posso deixar de avisar, sou índia Tupinambá e tenho orgulho de ser, minhas terras vou reconquistar”.

“Os idosos têm um papel importante, pois transmitem oralmente a cultura indígena para as novas gerações. A troca de informação, o ritual, os costumes e a convivência com os idosos são admirados na nossa cultura. São eles que têm o maior conhecimento e suas experiências valem muito para os jovens indígenas”, afirmou o vice-cacique Tapurumã Pataxó, da Aldeia Velha.

A corrida rústica deu o pontapé inicial do evento. Na areia da praia de Coroa Vermelha, índios e índias correram muito, visando não apenas à vitória, mas, principalmente, mostrando a integração e a confraternização entre as equipes, que são um dos principais objetivos desses Jogos Indígenas.

Houve também disputa de arco e flecha feminino, canoagem, corrida com maraká masculino, além de futebol masculino e feminino. O evento vai até quarta-feira (22).