Publicada às 12h55
Atualizada às 18h15

Mais de duas mil famílias indígenas serão beneficiadas com ações de geração de emprego e renda, melhorias na habitação, saúde, educação e infraestrutura. As iniciativas serão garantidas por 17 convênios firmados pelo governador Jaques Wagner, sendo que 14 foram assinados, nesta quarta-feira (8), com associações comunitárias de diversas etnias indígenas.

Segundo o coordenador de Políticas para Povos Indígenas, Jerry Matalawê, antes da criação dos termos elencados no convênio, representantes do Governo do Estado se reuniram com as comunidades indígenas durante três encontros regionais, priorizando os projetos dos índios.

A iniciativa integra o Plano de Ação para Comunidades Indígenas, elaborado pela Companhia Ação Regional (CAR), que tem investimentos de mais de R$ 2 milhões. Os recursos vão viabilizar a implantação de casas de farinha, projetos de mecanização agrícola, irrigação comunitária, despolpadeira de frutas, sistema de abastecimento de água, motor para barcos e barragem, galpão para artesanato, ovinocultura e aquisição de conjunto de equipamentos para a pesca. “Temos que tratar os índios com dignidade. Os indígenas querem ter condições de trabalho, mantendo suas tradições, e cabe ao Estado traçar condições para que eles possam sobreviver”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Já foram liberados três convênios envolvendo recursos da ordem de R$ 381 mil, beneficiando 355 famílias nos municípios de Itamaraju, Santa Cruz de Cabrália e Serra do Ramalho. O cacique Arauã, da Tribo Pataxó, Coroa Vermelha, acredita que o projeto vai fortalecer a geração de renda e a produção de alimentos nas tribos, reduzindo a pobreza da comunidade. “Há muito tempo reivindicávamos ações deste tipo, mas nenhum governo nos priorizou. Agora, temos a oportunidade de melhorar nosso estilo de vida, levando em conta nossas tradições”.

O Plano de Ação contempla 32 projetos comunitários, beneficiando os municípios de Banzaê, Buerarema, Euclides da Cunha, Glória, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Muquém do São Francisco, Porto Seguro, Prado Rodelas, Santa Cruz Cabrália, Una,Serra do Ramalho, Belmonte, Itapebi, Paulo Afonso, Prado, Pau Brasil, Itaju do Colônia e Curaçá.

Compõem as etnias contempladas a Tupinambá, Pataxó, Pataxó/Hã-Hã-Hãe, Xucuru-Kariri, Pankararé, Kantaruré, Kaimbé, Tuxá, Kiriri, Atikum, Tumbalalá e Pankaru.

Durante a solenidade também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai), com o objetivo de implementar ações no âmbito da educação, saúde, meio ambiente, cultura e fomento ao etnodesenvolvimento.