Os nadadores baianos Allan do Carmo, Mônica Veloso e Marcelo Collet, vencedores da Travessia dos Fortes, realizada no último domingo no Rio de Janeiro, foram homenageados, nesta quarta feira (8), pelo Governo do Estado. Recebidos no Centro Administrativo pelo governador Jaques Wagner, os atletas levaram para casa uma placa de homenagem pelas conquistas.

Aos 19 anos, Allan, que é patrocinado pela Bahiagás, disse que o apoio que recebe desde que começou a competir é muito importante. “Este investimento que o Governo e a BahiaGas vem fazendo em mim agora está sendo transformado em resultado”, relacionou.

Este ano, Allan ainda participa do circuito mundial de maratonas aquáticas, onde ocupa o quarto lugar no ranking, e do campeonato mundial, que será realizado em Roma, em julho.

Representando a categoria de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), e com o apoio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Mônica Veloso, presidente da Associação Baiana de Atletas Deficientes (ABAD), e Marcelo Collet também chegaran em primeiro lugar na Travessia dos Fortes.

Segundo Mônica, o apoio é uma motivação para que os atletas se esforcem. “Este incentivo desde a base é muito importante para que os atletas baianos, que têm grande potencial, possam ir longe”, afirmou.

Prioridade

O governador Jaques Wagner entregou a placa de homenagem a Allan e disse que o esporte está entre as prioridades do Governo. “Eu entendo que governar é promover a inclusão social. A inclusão diz respeito à educação, saúde, cultura e esporte, evidentemente”, afirmou.

Wagner disse que está orgulhoso de ver que um esforço do Governo Estadual está trazendo autoestima e exemplos para a juventude. “Nosso orçamento é limitado, mas vamos sempre fazer um esforço para ampliar o nosso investimento nesta área”, garantiu.

Neste sentido, o presidente da Bahiagas, Davidson Magalhães, afirmou que os investimentos em patrocínios culturais e esportivos vão continuar. “Não basta a empresa participar, como nós participamos, do desenvolvimento econômico da Bahia. Precisamos dar também este retorno para a sociedade, em forma de apoio ao esporte e à cultura”.

Segundo ele, a Bahiagas vai lançar novamente este ano o seu edital. “Não adianta apoiar somente por um período, é importante dar continuidade ao trabalho para que o atleta vá buscando o seu espaço. É isto o que estamos fazendo até por orientação do Governo da Bahia”, informou.

Mais investimentos

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, disse que a preocupação do Faz Atleta é atuar na vida do desportista que começa a despontar e levá-lo à condição de destaque em campeonatos nacionais e internacionais, possibilitando que ele se mantenha no estado. Mas, Vasconcelos diz que as ações do governo em prol do esporte vão além do programa Faz Atleta, a exemplo da construção de piscinas e quadras no interior do estado.

“O nosso desafio agora é construir um novo parque aquático que venha substituir o atual, da Vila Olímpica da Bahia, e, se possível, em outros municípios também”, afirmou.

O secretário informou que a Vila Olímpica atual, localizada na Fonte Nova, não deve permanecer no projeto do novo estádio. “Portanto, estamos fazendo um esforço para que, em 2010, quando devem ser iniciadas as obras, já haja um novo equipamento”.

Vasconcelos disse ainda que, entre outras alternativas, está em andamento o estudo preliminar para a instalação de um pequeno parque aquático em Pituaçu, onde já existe uma piscina. “Estamos agora pensando na piscina olímpica e em uma arquibancada”.