Ao visitar a usina de biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros (MG), ao lado do presidente Lula, o governador Jaques Wagner disse apoiar as iniciativas do governo de incentivar a produção de alternativas limpas de energia, mais especificamente a eólica. O Nordeste, em virtude de suas características naturais, tem grande potencial produtor de energia gerada a partir do vento.

A Bahia é um dos estados pioneiros nesse setor. Em breve, o município de Caetité terá um dos primeiros parques eólicos do país. Wagner defendeu o aumento da precisão e a melhoria do mapeamento eólico nos estudos realizados no país. “O mapeamento feito a 50 metros do solo é mais adequado às nossas condições e permite definir com mais precisão áreas com grande potencial energético”, disse.

O governador está em Montes Claros para participar da 5ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene e do 10º Fórum dos governadores do Nordeste. O presidente Lula está presente ao evento, que comemora os 50 anos da entidade idealizada pelo economista Celso Furtado.

A construção da Ferrovia Transnordestina e a integração da malha aérea do Nordeste são assuntos em pauta.