Publicada às 17h10
Atualizada às 20h25

Depois de um ano com as atividades esportivas suspensas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o Ginásio Municipal de Valença foi reinaugurado, nesta sexta-feira (17), pelo governador Jaques Wagner. O espaço, que teve investimentos de R$ 75 mil, ganhou novas traves, tabelas de basquete, rede de vôlei e pintura. O ginásio vai ajudar a afastar dezenas de jovens das ruas, como explica o Wagner. “É uma oportunidade não só para descobrir novos talentos, mas também, para ajudar a desenvolver o processo de inclusão social no estado”, disse.

O diretor do ginásio, Marcos Dias concorda. “Como o ginásio está localizado na periferia de Valença, ele, com certeza, vai servir para ajudar estas crianças a ocupar o tempo com atividades esportivas. Isso serve também, para tirá-las da rua”, afirmou.

O treinador do time de futebol Barracúria futsal, Erasmo Santos, que treinou durante dois anos os jovens de 10 a 12 anos em campos de rua, comemora a entrega do novo espaço poliesportivo. “Agora vou poder treinar mais com os garotos. Antes a gente tinha que capinar os espaços para poder jogar e só isso já era um desgaste para eles. Agora com a quadra toda reformada eles vão chegar e já começar a jogar”, disse.
Felicidade também para Uélio Neto, atacante do time que já recebeu até proposta para treinar numa escolinha de um time profissional. “Meus pais não deixaram eu ir. Mas, eu nasci para o futebol e com esse espaço vou poder me preparar mais para, quem sabe, me tornar um Ronaldinho gaúcho”, projeta.

BNB

Além de inaugurar o ginásio, o governador participou da aberturado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no município. A agência vai disponibilizar linhas de crédito e melhorar a vida tanto dos pequenos, quanto, dos grandes empresários. O chefe do IBGE, Alexandre Santos, há muito espera pela inauguração da agência. “Antes tínhamos que ir para Ipiaú ou Santo Antônio de Jesus. Mas,finalmente, temos uma agência bem aqui perto. Eu sonhava com isso. Vou tentar meu empréstimo para investir no plantio de dendê, seringueira e guaraná”.

Atualmente o Banco do Nordeste responde por 53% dos financiamentos de longo prazo da Bahia e tem a previsão de inaugurar mais uma unidade no município de Coité, em Julho. Para o governador Jaques Wagner é a oportunidade para o maior desenvolvimento da região. “A implantação do banco na região vai repercutir no aumento do capital fixo regional, com impactos positivos na geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.