A presença de grande número de jovens marcou a I Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Serrinha (Copir), nesta sexta-feira (24). Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Serrinha (Sedes) e mais 19 municípios da região sisaleira, o evento serviu para avaliar a implementação do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e dos planos Regional e Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A atividade é mais uma etapa preparatória para as versões estadual e nacional da conferência que, na Bahia, é coordenada pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN).

Os jovens representaram aproximadamente 40% da plenária e ajudaram a debater propostas sobre quilombos, educação, trabalho e renda, saúde, segurança pública, justiça, cidadania e direitos humanos, desenvolvimento econômico, religiões de matriz africana, gestão pública, participação e controle social. Também foram analisadas a realidade social e racial da região, a partir do Plano Estadual. “Precisamos organizar sistemas que incentivem e consolidem as políticas raciais na região para a juventude negra, por meio da capoeira, hip-hop, dança, e outras expressões culturais”, comentou Ana Luz, representante da sociedade civil do município de Biritinga.

Segundo João Santana, representante da capoeira e do Quilombo Palmares da região, a hora é de concretizar as propostas. “Não estamos aqui, apenas para apresentar problemas. Queremos participar da elaboração de propostas e projetos para a comunidade negra”, afirmou o estudante de geografia na Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Foi proposto na I Copir que sejam asseguradas, junto ao Estado, as propostas da região sisaleira dentro da II Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), que acontece entre 24 e 26 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador.