LOCAL: Município de Camamu, a 335 quilômetros de Salvador, no território de identidade do Baixo Sul.
DATA: 17.04.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Entrega de novo trecho da BA 001 – trecho Camamu/ Entroncamento BR 030.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

RODOVIA: Com o objetivo de melhorar o escoamento de produtos agropecuários regionais (cacau, pimenta, borracha e dendê) e incrementar o turismo na região, o trecho contemplado passou por serviços de terraplenagem e pavimentação. Além disso, foram construídas duas pontes e implantada uma sinalização viária. Trafegam diariamente 800 veículos na rodovia, que tem 34,29 km de extensão. Com a conclusão da obra, estão sendo beneficiadas 400 mil pessoas dos seguintes municípios: Camamu; Maraú; Nazaré; Valença; Ituberá.

INVESTIMENTO: R$ 49,8 milhões.

CAMAMU: Com população estimada de 33 mil habitantes e extensão territorial de 885 km², tem como principais atividades econômicas a agricultura (cana de açúcar, mandioca, abacaxi, coco-da-baía, palmito e banana) e a pecuária (galinhas e suínos). 

OUTRAS AÇÕES: Seguem abaixo algumas das principais iniciativas do governo baiano no setor de infraestrutura: 

Ferrovia Oeste Leste: As obras da ferrovia que ligará o centro-oeste brasileiro ao litoral, transformando a Bahia em um novo corredor de comércio exterior, deverão começar ainda este ano. A previsão é de que o primeiro trecho, entre Ilhéus e Caetité seja concluído em julho de 2011. Já o término do trecho Caetité-Barreiras/São Desidério está previsto para julho de 2012. O trecho de Barreiras/São Desidério até Figueirópolis, no estado do Tocantins, deve ficar pronto em dezembro de 2012. Serão 1,5 mil quilômetros de extensão, sendo que, deste total, 1,1 mil estarão em solo baiano. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. 

Porto Sul: O Porto Sul, nas proximidades de Ilhéus, será construído numa área de 1,8 mil hectares e deverá solucionar o gargalo existente nos portos baianos para o escoamento da produção, especialmente de minérios, grãos e cargas conteinerizadas. O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto, gerando cerca de 10 mil empregos em sua primeira fase de implantação. O novo porto de Ilhéus se tornará, ainda, ponto de apoio para os estados do Sudeste que também já estão com seus portos comprometidos, a exemplo de Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O investimento estimado é de R$ 4 bilhões.

Portos de Salvador e Aratu: Os dois equipamentos passarão por serviços de dragagem de aprofundamento com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No de Salvador, a intervenção está estimada em R$ 41 milhões. Lá a dragagem aprofundará o leito marinho da bacia de manobra, canal de acesso (parte interna) e local de implantação do novo terminal de contêiner, rebaixando as cotas atuais (12 metros) para 15 metros, e no futuro 17 metros, o que possibilitará acessibilidade de navios de maior calado no berço do cais de Água de Meninos. Já em Aratu, a obra, orçada em R$ 44 milhões, consiste na dragagem dos berços, bacia e canal de acesso dos terminais, rebaixando o leito marinho atual para cota 17,5 metros, visando dotar o terminal de granéis II e III de profundidades compatíveis ao I, tendo como objetivo o atendimento aos navios de minérios e fertilizantes, propostos às novas demandas de importação e exportação.

“Estrada Ecológica”: A rodovia Camamu-Itacaré, importante via de acesso a destino turístico de visibilidade internacional, está em fase de conclusão, faltando apenas a ponte. O controle sobre a sustentabilidade ambiental do projeto resultou no título de “Estrada Ecológica”.

Máquinas: Foram investidos R$ 60 milhões para aquisição de 230 máquinas, possibilitando o reequipamento total das 20 Residências de Manutenção do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Intervenções: O Derba realizou intervenções nas rodovias estaduais, em situação crítica, investindo R$ 410 milhões no biênio 2007-2008, garantindo condições de trafegabilidade em 18 mil km e restauração total de 1,2 mil km de rodovias. No mesmo período, houve a construção ou a restauração de 11 pontes, com investimento total de R$ 17,9 milhões.

Frota de ônibus: A renovação da frota de ônibus municipal e interestadual representa o investimento de cerca de R$ 450 milhões. Já foram incorporados 714 veículos. O programa prosseguirá com a incorporação de 400 ônibus, em média, por ano.

Aeroportos: Foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de recapeamento da pista principal do aeroporto de Salvador, no valor de R$ 13 milhões. As reformas nos aeroportos de Porto Seguro (R$ 12 milhões) e Vitória da Conquista (R$ 11 milhões) estão licitadas.

Metrô: Os três últimos trens do metrô de Salvador chegaram em janeiro deste ano. Os novos trens se juntam aos três outros que chegaram em novembro de 2008, completando uma frota de seis trens e 24 vagões. Com capacidade de 1,3 mil passageiros, os trens possuem ar-condicionado e isolamento acústico. O investimento do Governo do Estado na aquisição dos trens foi de aproximadamente R$ 109,5 milhões, com financiamento do Banco do Brasil.

Terminais Marítimos: O Programa de Restauração e Adequação dos Terminais Marítimos da Baía de Todos os Santos recuperou os atracadouros das ilhas da Paramana, Bom Jesus dos Passos e Cacha Pregos, na ilha de Itaparica. As obras para restauração do terminal de Itamoabo foram licitadas.

Fast Ferry Ivete Sangalo: Começou a operar em agosto de 2008, com capacidade para 610 passageiros e 74 veículos.