Servidores da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) assistiram, nesta terça-feira (07), a palestra “O combate à dengue é um dever meu, seu e de todos”, que marcou a 21ª ação de combate à dengue desenvolvida pela Instituição. Dúvidas sobre os sintomas, diagnóstico, prevenção de criadouros do mosquito causador da dengue e o seu tratamento foram esclarecidas durante a explanação, realizada no auditório da SJCDH, pelas alunas do 8º semestre de enfermagem do Centro Universitário (FIB).

Depois de ter realizado campanhas em unidades prisionais, na própria sede, e a distribuição de folders e cartazes, a SJCDH, promoveu este evento para conscientizar e informar os servidores sobre a gravidade da doença e a necessidade de eliminar as condições propícias à reprodução do mosquito da dengue. Para a coordenadora de Atendimento à Saúde da Secretaria, Conceição Sodré, a ação tem como objetivo capacitar os servidores para que eles se transformem em agentes multiplicadores dessas informações no combate a dengue.

Parceria

Essas ações fazem parte da campanha desenvolvida em parceria com as Voluntárias Sociais, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). Já foram realizadas 21 ações de combate ao mosquito, contando com esta palestra.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até o dia 03 de março, já havia sido notificado 1.694 casos de suspeita de dengue, em Salvador, tendo 352 casos confirmados do tipo clássico, 11 da dengue hemorrágica e cinco óbitos. Durante a palestra, as estudantes falaram sobre os dois tipos da doença – clássica e hemorrágica – e dos principais sintomas da dengue, que são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e nos olhos.

Os servidores também foram instruídos sobre como evitar a reprodução do mosquito e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypt. Informações como: não deixar a água parada, limpa ou suja; lavar com escova, água e sabão recipientes onde foi localizado focos do mosquito; manter tanques, vasos, caixas d’água tampados, além de jogar no lixo todos os materiais que não são mais utilizados e que estejam acumulando água, foram transmitidas aos presentes.

Monitoramento

De acordo com a enfermeira, Rosicleide Freitas, orientadora das alunas, Salvador já está em estado de alerta devido aos casos de dengue e também por causa da quantidade de bairros em que há muitos criadouros do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando alguns pontos emergenciais, contratando médicos e enfermeiros e qualificando os profissionais. “A gente espera que a situação em Salvador não chegue ao ponto que chegou ao interior do Estado e, por isso, estamos trabalhando para que isto não ocorra”, afirmou Freitas.