Publicada às 17h42
Atualizada às 20h40

Com a proposta de criar uma cultura de respeito aos direitos humanos, a Secretaria da Justiça lançou, nesta terça-feira (14), o Prêmio Gey Espinheira de Direitos Humanos e Comunicação, no auditório Pedro Milton de Brito, na sede da Secretaria. O evento contou com a presença do Governador Jaques Wagner e da secretária de Justiça, Marilia Muricy.

O Prêmio é destinado a estudantes, profissionais e entidades da área de imprensa e comunicação, que tenham colaborado para a divulgação de princípios que valorizem a vida, e uma homenagem à memória do Professor Gey Espinheira. As categorias da premiação são reportagem escrita, reportagem fotográfica, radiojornalismo e telejornalismo. As reportagens devem ter sido veiculadas em qualquer meio de comunicação, no período de 1º de novembro de 2008 a 31 de outubro de 2009. A premiação será constituída por certificações.

O Governador Jaques Wagner destacou a importância desse prêmio em promover a educação sobre direitos humanos. “É preciso estimular a sociedade como um todo e a imprensa é fundamental nesse processo. Além disso, homenagear Gey Espinheira não poderia ser de melhor tom. Gey se dedicou a cultura dos direitos humanos e trabalhou efetivamente por isso”, afirmou Wagner.

Para a secretária Marília Muricy, não existe nenhuma ação e nenhuma política pública na área de direitos humanos que possa ser bem sucedida se não houver um processo de conscientização. “A mídia é uma parte importante da realidade social. Por isso, precisamos reformular a relação entre Estado, sociedade e imprensa. É preciso ter um outro olhar para deixar de lado a exploração humana”, afirmou Muricy.

As inscrições para o prêmio serão gratuitas e poderão ser realizadas no site da Secretaria da Justiça (www.sjcdh.ba.gov.br). O período de inscrição ainda está sendo estudado pela organização. Uma Comissão Julgadora será constituída por sete membros, sendo três indicados pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, um pelo Sinjorba e um pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), um da Secretaria de Justiça e um da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi).

Além do Prêmio, também foram lançados um Curso de Extensão e Especialização em Direitos Humanos, Mídia e Comunicação e a publicação Sistema Penal – Atores e Competências, que tem como finalidade explicar os termos utilizados no meio jurídico, com uma linguagem simples e objetiva. A cartilha será distribuída nas redações jornalísticas.

O Curso, que terá duração de um ano e quatro meses, contará com disciplinas teóricas, como O Papel Social da Imprensa, e aulas práticas, no Centro de Educação em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J Calmon de Passos (CEDHAP), no Corredor da Vitória. A primeira turma deve começar no segundo semestre deste ano. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (71) 3117-6911.

Homenagem

O sociólogo Gey Espinheira era graduado em Ciências Sociais (1970), mestre (1975) pela Universidade Federal da Bahia e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Também era pesquisador do Centro de Recursos Humanos e professor adjunto da Ufba. Era autor de diversos livros e artigos, sendo o mais recente Os limites do indivíduo: mal-estar na racionalidade, os limites do indivíduo na medicina e na religião". O sociólogo faleceu, em março deste ano, aos 62 anos, com câncer de esôfago.

Secretária anuncia saída

Durante o lançamento, Marília Muricy aproveitou a oportunidade para explicar a sua saída da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. “Foi uma decisão muito sofrida, talvez a decisão mais difícil da minha vida, porque a experiência de participar da gestão de Jaques Wagner foi muito gratificante. Tenho razões de ordem pessoal, familiar e também preciso cuidar da minha saúde”, declarou.

Para Wagner, Marília Muricy desempenhou um trabalho exemplar durante esses dois anos e três meses de atuação. “Por respeito a ela, acolho com tristeza esse pedido, porque queria que ela continuasse. Mas vamos buscar um nome que possa dar continuidade à Secretária com a mesma competência de Marília”, afirma Wagner.