A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), realiza mais uma etapa do Seminário de Consulta Pública da Minuta do Projeto da Lei de Educação Ambiental.

Com o objetivo de identificar as demandas socioambientais e as potencialidades das diversas regiões do estado, a consulta vem sendo realizada desde o final do ano passado e vai contemplar todos os 26 Territórios de Identidade.

Desta vez, o evento acontece nos territórios Litoral Sul (27 municípios) e Vale do Jiquiriçá (21 municípios), nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), nos auditórios da Unime, em Itabuna, e da Pousada Cachoeira dos Prazeres, em Jiquiriçá.

O tema será debatido com a participação de representantes de comunidades tradicionais, sociedade civil, universidades, poder público e alunos da rede estadual. Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, a consulta pública vai estruturar o governo na construção da educação ambiental.

“A finalidade é ter uma lei legitima, num processo que só se constrói com transparência, diálogo e participação”, disse. A iniciativa possibilita que políticas públicas contemplem a realidade de cada território, já que as peculiaridades da região serão registradas durante a consulta.

O evento serve não só para discutir a minuta da lei, mas mapear a educação ambiental e alocar recursos para a gestão ambiental local.