A Expobahia 2009 vai contar com diversas ações de defesa sanitária animal realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária,(Seagri). Uma equipe de auxiliares de fiscalização e médicos veterinários fará plantão de 24 horas, tendo como objetivo preservar a sanidade dos cerca de 1.600 animais participantes, dentre eles bovinos, asininos, equídeos, ovinos e caprinos.

A equipe estará na entrada do parque de exposições exigindo a documentação sanitária, como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e os certificados de sanidade para doenças específicas para cada espécie. A não apresentação destes documentos impede a participação dos animais no evento, que começou nesta quarta-feira (15) e vai até domingo (19).

Conscientização

Com o objetivo de integrar os alunos da rede pública e privada de ensino com o meio rural, promovendo a visita das escolas à Expobahia, a Adab, dará continuidade às suas ações de educação sanitária durante o evento, que acontece no parque de exposições de Salvador. Durante todos os dias da feira, às 8 e 14h, os estudantes poderão assistir a Carne com Qualidade.

A peça vem percorrendo todo o estado e de forma clara e lúdica esclarece sobre a importância do consumo da carne inspecionada pelos Sistemas de Inspeção Estadual e Federal (SIE) e (SIF). As apresentações fazem parte das atividades de educação sanitária da Adab dentro do Programa Bahia Saudável – Segurança Alimentar.

Além da peça teatral, a agência realizará outras atividades como mini-palestras técnicas sobre segurança alimentar dando ênfase à necessidade do consumo da carne e leite com qualidade, uso correto de agrotóxicos, ressaltando sempre a necessidade do consumo de produtos inspecionados, além de atividades recreativas com distribuição de material didático educativo. As escolas interessadas em participar podem se inscrever pelo e-mail: Irma.lavinsky@adab.ba.gov.br.