Garantir a sanidade de equinos e bovinos que participarão da 1ª Vaquejada de Nossa Senhora das Candeias. Este é o objetivo da Secretária da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que intensificará a fiscalização de aproximadamente 450 animais na entrada do parque de exposição deste município.

A agência disponibilizará, em forma de plantões, cinco médicos veterinários e seis auxiliares de fiscalização durante o evento, que acontece neste final de semana (11 e 12).

Os animais deverão estar acompanhados do Guia de Trânsito Animal (GTA) e dos certificados de sanidade para doenças peculiares a cada espécie. Para os equídeos, o exame de Anemia Infecciosa (AIE), e Morno para animais oriundos de outros estados. Já para os bovinos será exigido somente a GTA que informa a origem do animal e a comprovação da vacinação contra a Febre Aftosa.

A Bahia possui atualmente o maior rebanho de equídeos do país com aproximadamente dois milhões de cabeças e cerca de 11,2 milhões de bovinos.