Inserir jovens pescadores, que estejam matriculados em escolas públicas e fora do mercado de trabalho, no aprendizado do manejo de técnicas de cultivo de pescados em tanques-redes. Essa é a proposta da parceria entre Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Bahia Pesca, e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundesf), que vai capacitar jovens para as atividades de piscicultura no município de Juazeiro, região Nordeste do estado.

A cooperação entre as duas instituições foi discutida entre o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o presidente da Fundesf, Aurílio Santos Sousa, durante o evento Seagri Itinerante, realizado em Juazeiro. A idéia é ainda envolver a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), empresa também vinculada à Seagri, a prefeitura de Juazeiro e o governo federal, por meio da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap).

Conforme explicou o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, a região de Juazeiro e todo o entorno do Lago de Sobradinho, no Rio São Francisco, possui imenso potencial para a implantação de projetos de piscicultura, com a cultivo de pescados em tanques-redes. “E nada mais natural que capacitar a população, principalmente os jovens, para essa atividade, que é geradora de renda e um mercado de trabalho que só tende a crescer”, disse.

A Fundesf é uma instituição privada de utilidade pública criada em 199, que atua em diversos projetos de natureza científica e social junto às populações ribeirinhas, comunidades indígenas e afrodescendentes, ao longo do Rio São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco. Com a parceria, a Bahia Pesca fornecerá orientação técnica em piscicultura e buscará recursos junto à Seap para revitalizar, reformar e capacitar a Unidade de Beneficiamento de Pescados.

Outra parceria, discutida diretamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Juazeiro, Jaílton Fraga Araújo, visa implantar projetos de cultivo de pescados em tanques-redes na Colônia de Pesca Z-60, localizada na margem do Rio São Francisco, entre os municípios de Juazeiro e Curaçá. A colônia possui mil pescadores cadastrados, dos quais pelo menos 300 serão beneficiados diretamente com o programa.

O objetivo, conforme o projeto apresentado pela prefeitura de Juazeiro ao diretor-presidente da Bahia Pesca é que, após a implantação dos tanques-redes, possa-se produzir 67 toneladas de pescados por ano. A implantação de tanques-redes em lagos, açudes e barragens fomenta a criação de peixes como a tilápia, tambacu e carpa, entre outros, que ajudam no suprimento alimentar das famílias, além de ser uma fonte de geração de emprego e renda. Na Bahia, o projeto desenvolvido pela Bahia Pesca está sendo implantado nos municípios localizados nas regiões Sudoeste (Sertão Produtivo), Bacia do Rio Paramirim, Chapada Diamantina, Extremo Sul, Rio São Francisco, Baixo Sul, Litoral Sul, Itapetinga, Vitória da Conquista, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Rio Jacuípe, Piemonte da Chapada Diamantina, Norte do Rio Itapicuru, Região Sisaleira e Semi-Árido Nordeste II.