Apresentar a diversidade cultural da Bahia por meio dos seus 26 Territórios de Identidade, com enfoque no desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental. Esse é o objetivo da revista Bahia de Todos os Cantos (BTC), publicação do Governo do Estado, por meio das secretarias do Planejamento e de Cultura e da Empresa Gráfica da Bahia, lançada nesta segunda-feira (13), durante o 3º Encontro dos Dirigentes Municipais de Cultura.

Além de reunir gestores públicos de todo o estado que atuam com políticas culturais nos municípios, o evento contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e dos secretários Adeum Sauer (Educação), Márcio Meirelles (Cultura) e Walter Pinheiro (Planejamento).

Com foco nos territórios de identidade cultural, a revista Bahia de Todos os Cantos cobrirá todo o estado em edições bimestrais temáticas, cada uma abrangendo três territórios. A publicação será distribuída gratuitamente nos órgãos assinantes do Diário Oficial, além de bibliotecas, centros culturais, universidades e escolas públicas.

A publicação levará informações detalhadas das mais variadas localidades baianas a seus leitores. Encartado na revista, será publicado um conjunto de dados estatísticos sobre cada um dos territórios abordados, com mapas e gráficos, organizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).

Para o secretário do Planejamento, a BTC soma-se as iniciativas que fortalecem a democratização da cultura e consolida a estratégia de adotar a Identidade como instrumento de planejamento territorial. “Ela tem uma tarefa complexa. Pretende promover a integração deste imenso e rico estado, organizando as informações dos diversos municípios e distribuindo-as por todo o território baiano”, declara Pinheiro.

Na primeira edição, os territórios contemplados são Chapada Diamantina, Sisal e Velho Chico. A publicação aborda, por meio de fotos e textos, a cultura popular, expressões artísticas contemporâneas, atividades econômicas dos territórios.

Programa de TV

O que é que a Bahia tem? É com esse mote que a TVE Bahia chama a atenção para o lançamento do primeiro programa da série Bahia de Todos os Cantos, que a emissora pública da Bahia passa a exibir a partir do final de abril. O programa é fruto da parceria entre Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Fundação Pedro Calmon (FPC), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e Secretaria do Planejamento (Seplan). Com imagens e entrevistas que revelam as peculiaridades dos Territórios de Identidade Cultural do estado, o programa dará grande visibilidade aos hábitos, costumes e histórias do povo baiano e às riquezas de nossa terra.

A série Bahia de Todos os Cantos, que será apresentada todas as quartas-feiras (às 19h) e reprisada aos domingos (às 10h30), nasceu da revista homônima e reflete os bastidores de produção dos textos e fotos da publicação, registrando em material audiovisual as reportagens por onde a equipe de jornalistas passou.

Nos quatro primeiros programas, serão abordados os municípios dos territórios do Sisal, Velho Chico e Chapada. O programa será apresentado pela atriz e apresentadora Débora Santiago.

A revista e o programa de TV são uma realização da Lima Comunicação, empresa vencedora do edital público lançado em 2008, pela Fundação Pedro Calmon/Secult.