Esperança renovada. Esta foi a avaliação da ex-primeira dama francesa, Danielle Mitterrand, atual presidente da France Libertés Brasil, que esteve na tarde de terça-feira (14), com o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. Na reunião, eles discutiram o andamento do acordo de cooperação técnica, assinado em agosto do ano passado, entre a organização não-governamental e o Governador Jaques Wagner.

Desde a II Guerra Mundial, o crescimento econômico dos países é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB). O indicador contabiliza, basicamente, o que foi produzido internamente em termos de bens e serviços. Desde então, serve como um instrumento de comparação macroeconômica entre as nações.

A proposta da fundação dirigida por Madame Mitterrand “é o de criar um índice de riqueza com um viés diferenciado, no qual serão levados em conta indicadores relacionados aos valores humanos, como cultura, recursos naturais e conhecimento”. Segundo ela, trata-se de uma redefinição do conceito de riqueza, pautado em valores humanos da sociedade.

Segundo Mitterrand, o apoio da Seplan será importante para acelerar o ritmo do projeto. Pinheiro disse que a secretaria atuará como um braço operacional do Governo do Estado para aplicação das políticas, orientando e indicando as ações das outras secretarias.

“Não adianta se comprometer com um projeto desses se agente não der viabilidade, é importante definir mecanismos para que as estruturas de Estado possam utilizar esses indicadores na execução das políticas, no encaminhamento das prioridades e impor como compromisso de governo para todas as nossas ações transversais”, conclui.

Valores

Aos 84 anos, Danielle Mitterrand é uma militante ativa das causas humanitárias dos países pobres e defensora de uma sociedade melhor e mais justa. A viúva do estadista francês François Mitterrand, morto em 1996, atuou ao lado do marido na Resistência Francesa e na oposição, até quando em 1981, ele assumiu a Presidência da França.

Danielle Mitterrand disse estar feliz em trabalhar com um governo que, segundo ela, compartilha dos mesmos valores e compromissos da fundação. Já Pinheiro, encara o acordo de cooperação como uma oportunidade para a construção de uma economia solidária. À frente da Fundação France Libertés, fundada em 1986, ela apóia aproximadamente 100 projetos humanitários em todo o mundo.

Ciência e Tecnologia

A presidente da Fundação France Libertés também manifestou interesse em desenvolver projetos de tecnologias sociais com a Bahia. A parceria foi discutida na tarde desta quarta-feira (15), em encontro com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira. No Brasil, a Fance Libertés já desenvolve projetos de C&T no Acre e em Minas Gerais.

O diretor de projetos da France Libertés no Brasil, André Abreu, que acompanhou Danielle na vista à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), disse que a parceria pode se dar no Projeto Cairu 2030, de sustentabilidade ambiental integrada no Arquipélago do Tinharé, no Baixo Sul do estado, e em tecnologias de inovação para preservar a Mata Atlântica em fazendas de cacau no Sul da Bahia. O secretário Ildes Ferreira afirmou que pretende ser um parceiro dessa caminhada junto à France Libertés na Bahia, enquanto cidadão e gestor público, desempenhando um papel ativo e não apenas de coadjuvante.

Depois do encontro na Secti, Danielle Mitterand visitou a Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho. Nesta quinta-feira (16) participa da Conferência Estadual de Cultura, em Itabuna.